REMÉDIOS

EMS lança plataforma de bulas com NC Tech

Pacientes podem consultar informações sobre medicamentos por meio de um QR Code.

27 de fevereiro de 2024 - 12:30
Medicamentos da EMS e de outros laboratórios estão disponíveis na ferramenta. Guia da Farmácia/Reprodução

Medicamentos da EMS e de outros laboratórios estão disponíveis na ferramenta. Guia da Farmácia/Reprodução

A EMS, uma das maiores farmacêuticas brasileiras, acaba de lançar uma plataforma digital criada pela NC Tech, área de tecnologia e inovação do Grupo NC, para ampliar o acesso à bula de remédios.

Batizada de Sara, a plataforma é gratuita e pode ser acessada por um QR Code nas caixas de medicamentos da EMS e pelo seu próprio site.

Segundo a empresa, por meio da plataforma, o paciente pode consultar informações sobre medicamentos da EMS ou de qualquer outro laboratório farmacêutico, acessar a versão eletrônica de bulas e fazer autogestão de cuidados.

Entre as funcionalidades da Sara, estão o envio de lembretes por WhatsApp na hora de tomar a medicação; a criação de listas dos medicamentos em uso para pacientes polimedicados; e a possibilidade de consultar alertas de recalls, informando o lote do medicamento que será recolhido.

Além disso, a plataforma também conta com conteúdos exclusivos sobre saúde.

“É algo inédito. Estamos falando sobre uma inovação que irá humanizar, universalizar e garantir mais acessibilidade às informações que devem ser consideradas ao se fazer o uso de medicamentos. Inclusive, a bula poderá ser consultada antes da aquisição do medicamento e sem a abertura da caixa, apenas apontando a câmera ao QR code da embalagem, servindo também de auxílio a balconistas e farmacêuticos em casos de dúvidas”, explica Diego Neufert, CTO da EMS e do Grupo NC.

Fundada há 58 anos e com mais de cinco mil colaboradores, a EMS é líder de mercado há mais de 15 anos consecutivos. 

O laboratório atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da medicina.

A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP), em Brasília (DF) e em Hortolândia (SP), onde funciona o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos.

Já a NC Tech foi criada no ano passado e corresponde pela área de tecnologia do Grupo NC, que integra TI, digital e segurança da informação, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento das demais áreas e unidades de negócio do grupo.