
Todo mundo prefere economizar com apps. Foto: flickr.com/photos/renatocarvalho
Uma pesquisa da Gartner aponta que entre todos os downloads a serem realizados até o final do ano 90% serão de aplicativos gratuitos. O total de apps baixados passará de 24 milhões, em 2011, para 45 milhões, em 2012.
A projeção mostra que do total de aplicativos adquiridos, 90% dos aplicativos pagos custam menos de US$ 3. Os que custam entre US$ 0,99 e US$ 2,99 responderão por 87,5% do total de downloads pagos, em 2012, e 96%, em 2016.
A expectativa é de que, em 2012, só a loja de aplicativos da Apple tenha mais que 21 bilhões de downloads, um crescimento de 74% em relação ao ano anterior. A participação de mercado do iTunes é a maior, considerando que a loja responde por 25% dos aplicativos disponíveis.
Segundo a consultoria, a venda de conteúdos pelos aplicativos (in-app) é o método mais eficiente de converter os usuários casuais em consumidores.
Em 2016, o modelo de compra in-app responderá por 41% do faturamento das lojas de aplicativos. Enquanto o mercado se move em direção a Apps gratuitos e de baixo preço, o in-app elevará os downloads e faturamento das lojas de aplicativos.
O Gartner espera que o número de downloads deste tipo cresça de 5%, em 2011, para 30%, em 2016, e contribua para o aumento do faturamento das lojas de 10% para 41%, no mesmo período.