A Estapar, maior rede de estacionamentos de carros da América Latina, segundo dados próprios, apostou na TI para promover a integração tecnológica de todas as suas 650 unidades, espalhadas por 11 estados brasileiros.
O projeto envolveu a padronização do ambiente tecnológico, com a aquisição de switches 3Com - dois 4500G de 24 portas, seis da linha 4210 de 26 portas e quatro SFP Module 1000BASE-SX.
Além disso, houve a reestruturação de toda a rede da empresa, com adequação, troca de cabos, ajustes de tomadas em mesas, certificação e padronização do patch panel.
Com isso, a Estapar contabilizou uma melhoria de 40% nos processos internos, segundo José Carlos da Costa, coordenador de Infraestrutura da companhia, que atende a mais de 10 milhões de veículos por mês em suas 142 mil vagas administradas por uma equipe de 4 mil colaboradores.
Conforme Costa, antes da reestruturação da TI a empresa vivenciava alguns problemas de performance nas transações entre os departamentos de compras, contabilidade, controladoria e administrativo, o que ocasionava um acesso lento aos sistemas locais e arquivos, com freqüentes quedas de rede.
Depois do projeto, implementado pela Solve System, as coisas melhoraram tanto que a Estapar já planeja a aquisição de novos equipamentos.
“Estudamos novos recursos visando à redução de custos. Estão sendo avaliados novos pontos tecnológicos para adequação às necessidades de negócio”, explica o executivo.
O projeto envolveu a padronização do ambiente tecnológico, com a aquisição de switches 3Com - dois 4500G de 24 portas, seis da linha 4210 de 26 portas e quatro SFP Module 1000BASE-SX.
Além disso, houve a reestruturação de toda a rede da empresa, com adequação, troca de cabos, ajustes de tomadas em mesas, certificação e padronização do patch panel.
Com isso, a Estapar contabilizou uma melhoria de 40% nos processos internos, segundo José Carlos da Costa, coordenador de Infraestrutura da companhia, que atende a mais de 10 milhões de veículos por mês em suas 142 mil vagas administradas por uma equipe de 4 mil colaboradores.
Conforme Costa, antes da reestruturação da TI a empresa vivenciava alguns problemas de performance nas transações entre os departamentos de compras, contabilidade, controladoria e administrativo, o que ocasionava um acesso lento aos sistemas locais e arquivos, com freqüentes quedas de rede.
Depois do projeto, implementado pela Solve System, as coisas melhoraram tanto que a Estapar já planeja a aquisição de novos equipamentos.
“Estudamos novos recursos visando à redução de custos. Estão sendo avaliados novos pontos tecnológicos para adequação às necessidades de negócio”, explica o executivo.