
Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) (Foto: Divulgação)
Um grupo de três alunos da Universidade de São Paulo (USP) conquistou a terceira posição na 11ª edição do Atos IT Challenge, competição internacional de estudantes da integradora de TI e gigante de outsourcing francesa.
Artur Oliveira, Diego Soler e Luan Casagrande são estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e foram orientandos do Prof. Dr. Roberto Hirata Jr.
No desafio da Atos, o grupo recebeu uma premiação de € 3 mil com a criação de uma plataforma que inspeciona e detecta áreas de vegetação que devem ser preservadas ao longo de rios.
Batizada de RiverEye, a ferramenta utiliza imagens de satélite em conjunto com técnicas de machine learning e visão computacional, permitindo que os usuários comparem uma mesma região em diferentes momentos.
Além da quantia em dinheiro, os alunos finalistas terão a oportunidade de estagiar na Atos.
O evento recebeu mais de 100 inscrições de equipes de 19 países ao redor do mudo com o tema “To the Moon... to Mars... and to the stars” (Para a Lua... para Marte... e para as estrelas), que tinha por objetivo explorar como os dados podem ser usados em ecossistemas de dados digitais para avançar o progresso da humanidade, tanto no espaço quanto na Terra.
Assim, os participantes foram incentivados a desenvolver aplicativos com ênfase na plataforma Atos Mundi, que hospeda imagens do satélite Copernicus Earth, sob orientação de membros da Comunidade Científica Atos.
As outras duas equipes vencedoras são da Universidade de Orléans, na França (primeiro lugar), e da Universidade Nacional de Singapura (segunda colocada).
A primeira desenvolveu o aplicativo Sargassum Detector, que gerencia as extensões de algas Sargassum. A segunda apresentou o aplicativo Lumø, que fornece estatísticas descritivas para tomada de decisões rápidas diante de incêndios florestais.
Desde sua criação em 2012, o Atos IT Challenge desafia estudantes a desenvolver aplicativos em tendências como mobilidade inteligente, carros conectados, mídia interativa e vida conectada.
Sediada na comuna francesa de Bezons, a Atos está ativa desde 1997 e possui cerca de 110 mil colaboradores em 73 países, responsáveis por uma receita anual de € 12 bilhões. No Brasil, a empresa atua há mais de 30 anos.