CONTRATAÇÃO

Ex-Experian é diretor de engenharia da Poatek

Renato Vicente é um físico da USP considerado pioneiro em ciência de dados no Brasil.

21 de outubro de 2022 - 16:22
Renato Vicente. Foto: divulgação.

Renato Vicente. Foto: divulgação.

A Poatek, empresa gaúcha de desenvolvimento de software adquirida no ano passado pela americana Willowtree, anunciou a contratação do físico Renato Vicente, considerado pioneiro em ciência de dados no Brasil, como diretor de engenharia e head de pesquisa.

Vicente vem da Experian DataLabs, onde era diretor de ciência de dados há seis anos. Desde 2006, também se dedica à companhia própria PatternSeeker, especializada em métodos quantitativos e aplicações de machine learning.

O executivo também é conselheiro da MaChiron, focada em técnicas de machine learning em diagnóstico por imagem, e da Brainiall Inc, voltada para a automação industrial, além de ser professor da Universidade de São Paulo (USP) há mais de 17 anos.

Formado na primeira turma do bacharelado em ciências moleculares da USP e mestre em física estatística pela mesma universidade, Vicente é doutor em machine learning pela Universidade de Aston, da Inglaterra. 

No país europeu, participou do Neural Computing Research Group (NCRG), grupo fundado por Christopher Bishop, que liderou pesquisas sobre inteligência artificial no continente no início dos anos 2000.

De volta ao Brasil, Vicente liderou a pesquisa quantitativa para controle de riscos do banco Itaú, atuou como professor do MBA em modelos matemáticos e mercado financeiro na B3 e colaborou com o BCG no lançamento de sua área de advanced analytics no Brasil.

“A chegada do Renato vem para somar em um time que só cresce. Ele é pioneiro e referência na área de data science no Brasil e no mundo, assim como a Poatek”, afirma Victoria Jardim, project manager da companhia.

Na Poatek, o estudioso vai liderar o desenvolvimento de softwares em áreas como inteligência artificial, machine learning e internet das coisas junto a um time com 60 profissionais distribuídos nos escritórios de Porto Alegre, São Paulo, Miami e Lisboa. 

Suas principais missões serão estreitar mais os laços com universidades e centros de pesquisa de ponta, bem como posicionar a empresa como hub de tecnologia e inovação em ciência de dados.

Segundo a Poatek, a contratação é um reforço para o seu processo de internacionalização. A gaúcha tem ampliado os negócios com multinacionais e focado cada vez mais clientes dos Estados Unidos e da Europa.

Fundada no Rio Grande do Sul em 2015, a Poatek nasceu com a proposta de ter um time diferenciado, definindo seu modelo como uma “boutique de desenvolvimento”.

É um pitch mais ou menos frequente para as companhias no segmento, que normalmente querem se dissociar do conceito de "fábrica de software".

Em 2021, foi adquirida pela Willowtree, uma empresa com cerca de 800 funcionários em quatro localizações nos Estados Unidos e um faturamento estimado de US$ 120 milhões. Hoje, a Poatek conta com 200 colaboradores.