ACESSIBILIDADE

Ex-RBS cria escola de informática para leigos

28 de maio de 2014 - 13:23
Nilton Wainer

Nilton Wainer

Inaugurado em abril, o Instituto Login [Rua Ten.Cel.Fabrício Pilar 740 Cj.501] desenvolve cursos de inserção e capacitação relacionados à informática, com foco no público adulto e de terceira-idade.

Em uma sede no Mont Serrat, em Porto Alegre, a escola tem como objetivo de aprofundar e inserir o público adulto no mundo digital. São oferecidos quatro cursos regulares, como informática básica em PC, Macs, iPhones e iPads, edição de textos no Word e planilhas no Excel.

Além desses, outros 10 cursos especiais fazem parte do portfólio da instituição. O Curso Rápido para Mães é um dos destaques da escola, que também conta com outros nas modalidades easy e utilitários, sobre design, audiovisual e até programação. Outras opções são cursos personalizados para grupos de pessoas ou aulas particulares, o que chamam de digital coaching.

O instituto foi criado por Nilton Wainer, que atua na área digital desde 1974, passando por empresas do ramo, inclusive a RBS, onde foi gerente de computação gráfica. Ele foi responsável por implantar o setor de design gráfico do grupo de comunicação onde atuou até 2013.

Wainer revela que o objetivo é mostrar como a internet estimula a mente e o conhecimento através dos cursos do Instituo Login.

“Mostramos a esses imigrantes digitais que, através dela [internet], é possível se comunicar com parentes, rever ou fazer novos amigos e conhecer coisas novas. Através dos diversos sites disponíveis online, as pessoas podem se informar, ler e obter novos conhecimentos” comenta.

Outro benefício das aulas é promover a integração dessas pessoas, podendo gerar novos laços sociais, já que algumas delas podem se sentir solitárias.

“A ideia é oferecer uma noção mais aprofundada para dominar a ferramenta. Não se trata de um curso profissionalizante, mas sim de inclusão e qualificação” finaliza Weiner.

Para abrir o novo negócio, foi preciso investir R$ 150 mil. O empreendedor espera aumentar sua base de alunos em até 50% até o final do ano, em cada curso. Para o futuro, o administrador revelou que pode desenvolver cursos especiais de porgramação para crianças, seguindo tendências mundiais.