(1).png?w=730)
Álvaro Toubes Prata (Foto: Divulgação)
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), elegeu Álvaro Toubes Prata, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para assumir como presidente do conselho de administração da organização.
Entre 2012 e 2018, Prata integrou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde ocupou cargos de secretário executivo, secretário nacional de desenvolvimento tecnológico e inovação e secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento.
No cenário acadêmico, foi professor de engenharia mecânica por 44 anos na UFSC, além de ter atuado como pró-reitor de pesquisa e pós-graduação na universidade entre os anos 2000 e 2004.
O presidente também cofundou em 1982 o Polo, laboratório de pesquisa em refrigeração e termofísica da instituição.
Ao todo, publicou mais de 250 artigos e orientou mais de 60 alunos de mestrado e doutorado.
Prata é graduado em engenharia mecânica e em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília, possui mestrado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de Minnesota.
Na Embrapii, a previsão é que o acadêmico tome posse em 1º de agosto deste ano, juntamente com Guilherme Coutinho Calheiros, que foi designado à posição de diretor do conselho.
Calheiros dedicou mais de 20 anos à gestão de projetos de inovação e leciona há cerca de 15 anos em cursos de graduação e pós-graduação.
O profissional também foi secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação do MCTI e presidente do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Energia do ministério entre 2023 e 2024.
A Embrapii é uma organização social com contrato de gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME). Sua rede conta com 76 institutos de tecnologia com infraestrutura e pesquisadores.
A instituição já apoiou mais de 2,2 mil projetos de mais de 1,5 mil empresas. Ao todo, já foram mais de R$ 3,2 bilhões investidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento.