.jpg?w=730)
Maykon Fernandes, novo head de vendas SAP do Google Cloud na América Latina. Foto: divulgação.
Maykon Fernandes acaba de assumir como head de vendas de SAP no Google Cloud para a América Latina.
Fernandes vem da própria SAP, onde era vice-presidente de vendas. O executivo estava há quatro anos na sua segunda passagem pela empresa, quando também foi senior account manager e diretor de vendas. A primeira experiência na companhia foi entre 2007 e 2014.
Anteriormente, o profissional foi diretor de key account na Oracle e passou por empresas como Salesforce, NetPartners, Commitment e Execplan.
Formado em engenharia da computação pela Universidade São Judas Tadeu, Fernandes tem MBA em gestão de negócios pela Business School São Paulo.
No final de julho, SAP e Google anunciaram uma “ampliação da parceria” entre as empresas, visando facilitar a migração dos clientes da SAP para o Google Cloud, assim como o uso de tecnologias de inteligência artificial do Google.
Com o acordo, o Google Cloud se tornou um “parceiro estratégico para nuvem” do programa RISE with SAP, uma iniciativa lançada recentemente pela gigante alemã visando acelerar a migração para o S/4, a última versão do seu sistema de gestão, de preferência em cloud.
SAP e Google Cloud já tinham um acordo de cooperação, assinado em 2017. O que mudou entre um e outro não são tanto os termos da parceria, que são vagos, mas todo o contexto da relação entre as duas empresas.
O Google Cloud é presidido desde 2019 por Robert Enslin, um veterano com 30 anos de SAP, na qual ele era responsável justamente pelo negócio cloud.
Alberto Oppenheimer, diretor de soluções e vendas para a América Latina do Google Cloud, também veio da alemã, onde trabalhou por 17 anos, passando por 11 cargos de diretoria ao longo do tempo, em nível brasileiro e latino americano — a maior parte deles na área de vendas.