O Facebook pode passar o Orkut no Brasil ainda em 2011, se mantiver o índice de crescimento experimentado em fevereiro último.
Segundo dados da comScore publicados pelo site IDGNow!, a rede social de Mark Zuckerberg teve um salto de 5 milhões para 17,9 milhões de visitantes únicos no segundo mês desse ano, na comparação com o mesmo período no ano passado - alta de 249%.
Na comparação entre os meses de agosto de 2009 e de 2010, a alta é de 500%.
O Orkut, por outro lado, aumentou sua popularidade em 25% – um oitavo do crescimento do concorrente – chegando a 32,41 milhões em fevereiro de 2011.
O melhor momento do Facebook, por sinal, foi justamente o pior para o Orkut, apontam os dados divulgados pelo IDGNow!.
Se de dezembro a fevereiro sua audiência aumentou em 45%, a de seu rival caiu pela primeira vez em um ano: 0,8%.
Os dados são referentes ao número de visitantes únicos, que não são, necessariamente, usuários dos sites em questão. Além disso, o instituto comScore – responsável pela pesquisa divulgada pelo IDGNow! – só contabiliza internautas acima de 15 anos.
Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o analista do Ibope Nielsen, José Calazans, lembrou o que ocorreu em outros países para apontar o que pode acontecer no Brasil:
“Nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Alemanha, a rede social dominante antes do Facebook só começou a cair quatro meses depois que este atingiu a mesma audiência deles”, afirmou.