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A Fast4you, uma das maiores redes de franquias de mercado autônomo do Brasil, se uniu à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para desenvolver soluções baseadas em inteligência artificial “que transformem a operação da franqueadora, dos franqueados e a experiência dos clientes”.
Na vertical da franqueadora, o projeto prevê a otimização de processos internos, análises de performance da rede com IA e inovação tecnológica.
Para os franqueados, a ideia é buscar mais autonomia com visibilidade personalizada e eficiência operacional.
Os clientes, por sua vez, deverão usufruir de melhorias na experiência de compra e fidelização por meio de análises preditivas e ofertas personalizadas.
“Acreditamos que o futuro do varejo passa pela inteligência artificial. Ter a UFSC como parceira nesse processo nos dá confiança de que poderemos criar soluções práticas, escaláveis e de impacto real, tanto para franqueados quanto para consumidores”, afirma Daiane Vanoni, CEO da Fast4you.
O projeto será coordenado pela professora Patricia Plentz, do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos (LaPeSD), e conta inicialmente com alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de ciência da computação e sistemas de informação.
A primeira fase, já em andamento, envolve o mapeamento de demandas e organização de dados com participação de um aluno de mestrado.
Nos próximos meses, o time será ampliado com estudantes de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, além de mestrandos e doutorandos.
“Trata-se da primeira iniciativa do nosso departamento voltada a mercados autônomos. É uma oportunidade única de unir ciência e prática empresarial, gerando benefícios diretos para a sociedade e inspirando nossos estudantes com aplicações reais de tecnologia”, destaca Plentz.
As pesquisas farão uso de algoritmos de machine learning e técnicas de machine learning operations, com foco em aprendizado supervisionado e aprendizado não supervisionado.
No curto prazo, o projeto deve criar uma base técnica, integração de dados, fluxos de ETL e APIs, além de provas de conceito para validação inicial.
Já no médio prazo, haverá a expansão das funcionalidades, como análises automatizadas de performance, pesquisas de satisfação e ofertas personalizadas.
No longo prazo, estão previstas a consolidação de modelos preditivos em tempo real, a automação total de processos analíticos e a estruturação de um programa contínuo de pesquisa e desenvolvimento.
A ideia é que os aprendizados também sejam disseminados em salas de aula, workshops conjuntos com a Fast4you e publicações acadêmicas, reforçando o papel da colaboração entre universidade e mercado.
Criada em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a Fast4you nasceu em Florianópolis como um home market. Hoje, a marca já tem mais de 650 unidades comercializadas por todas as regiões do país.
A cada 36 horas, uma loja da Fast4you é inaugurada e, a cada dois segundos, uma compra é realizada nos seus mercados autônomos.
Fundada em 1960, a UFSC tem cinco campi com aproximadamente 30 mil estudantes matriculados em 107 cursos de graduação presenciais e 13 de educação a distância, além de mais de 10 mil na pós-graduação.