AQUELA DÍVIDA

Finep dá chance para devedores

04 de agosto de 2017 - 08:26
Marcos Cintra.

Marcos Cintra.

A Finep, estatal de financiamento de projetos de tecnologia, anunciou condições facilitadas para os devedores mais crônicos da instituição.

Pelas condições, empresas inovadoras e garantidores cujos contratos com estejam com cobrança judicial em andamento por mais de cinco anos poderão parcelar o saldo devedor recalculado e receber descontos de até 100% em multa e encargos moratórios.

O recálculo terá os seguintes parâmetros de cálculo: correção do saldo devedor por TJLP; aplicação de spread de 1% a.a; multa de 10% sobre saldo devedor; e encargos moratórios de 1% a.a.

Após o recálculo do saldo devedor, serão oferecidos descontos progressivos de acordo com o número de parcelas do financiamento. 

Os descontos em multa e encargos moratórios vão variar de 100% a 75%. O valor poderá ser pago em até dez anos. Casos que não se enquadrem nas condições do plano serão analisados à parte.

"Vamos achar caminhos que sejam ágeis e confortáveis para todos e superar essa situação conjuntural", disse o presidente da Finep, Marcos Cintra.

A Finep não abriu o volume total de dívidas que poderão ser enquadradas no plano.

O plano deve ajudar as empresas devedoras e a própria Finep, que a essa altura do campeonato pode ter seus próprios problemas de caixa.

O orçamento das estatais federais para 2017 reduziu a verba da Finep em 27,4%, totalizando R$ 3,8 bilhões.