SUPERAÇÃO

Finotti vai se formar

Jovem com paralisia cerebral que teve que lutar para fazer Enem em outubro 2009 conclui o curso de Sistemas para Internet com emprego garantido.

01 de agosto de 2012 - 10:45
Guilherme Finotti se forma na sexta. Foto: Feevale.

Guilherme Finotti se forma na sexta. Foto: Feevale.

Guilherme Finotti, um jovem com paralisia cerebral que emocionou o setor de TI gaúcho com sua luta para fazer o Enem, vai se formar em Sistemas para Internet na Feevale nesta sexta-feira, 03.

O rapaz de 20 anos de idade já está empregado como auxiliar de Suporte a Sistemas no setor de Recursos Humanos da universidade gaúcha.

Chegar ao final feliz não foi fácil. Em outubro de 2009, o Inep (Instito Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela Enem, não permitiu a Finotti usar os equipamentos adaptados que ele precisaria para fazer a prova.

Os pais do jovem começaram então uma campanha através dos meios de comunicação, até que o Inep finalmente cedesse meses depois.

“Quero e serei um profissional muito respeitado e bem-sucedido e um grande homem, reconhecido não somente pelas minhas lutas para me incluir, mas sim, pelo meu trabalho”, projeta Finotti por e-mail.

O futuro bacharel em Sistemas para Internet já provou que tem capacidade: foi o primeiro no vestibular do curso e o nono colocado na classificação geral do vestibular da instituição de ensino,  o que lhe garantiu uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos – ProUni.

“Falta conhecimento sobre as diferentes deficiências e suas reais limitações, o que, acredito, seja a solução para acabar com grande parte do preconceito existente. Também é preciso maior respeito por parte da sociedade, do poder público e, ouso falar, de muitos PCD’s, que usam suas limitações só para ganhar vantagens, denegrindo nossa imagem”, reflete Finotti.