
Fortaleza tem a melhor banda larga entre seis capitais brasileiras avaliadas pela Cisco. Em um estudo realizado em parceria com a Universidade de Oxford, a companhia fez um ranking que traz, em seguida, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
A eficiência da Internet banda larga nas outras capitais do país não foi aferida no estudo, que mediu a qualidade do serviço em 239 cidades de 72 países.
Na lista geral, o Brasil ficou na 42ª colocação, caindo sete posições em relação à edição de 2008 da mesma pesquisa, quando foram avaliadas 13 nações a menos.
Já o líder geral foi a Coreia do Sul, mantendo a posição alcançada há dois anos, e em segundo lugar ficou Hong Kong. Na sequência, vêm Japão, Islândia, Suíça, Luxemburgo e Cingapura, informa a Folha Online.
Para definir o ranking, o levantamento avaliou quesitos como velocidades de download e upload de arquivos, tempo de latência, entre outros.
Entre os países onde a penetração da banda larga mais aumentou nos últimos dois anos se destacaram Emirados Árabes Unidos, Malta, Chipre, Irlanda e Grécia.
Brasil despreparado
A pesquisa mostra que 21% dos lares brasileiros têm banda larga. Em 2008, eram 16%.
Entretanto, o país não deu um grande salto no número de pessoas com acesso a serviços de banda larga, como aconteceu nações do Oriente Médio, nem na qualidade do serviço.
Além disso, o estudo avalia que o país não está no grupo dos 14 que se mostram mais preparados para aplicativos que necessitarão de uma banda larga de maior qualidade nos próximos cinco anos.