O Brasil está se preparando para a ascenção da internet das coisas.
No fim desse mês, será formado o Fórum de Competitividade do IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), com participação de profissionais, acadêmicos e entidades públicas e privadas.
O principal objetivo do fórum é mobilizar o país para que ele participe como protagonista, contribua com pesquisa, desenvolvimento de produtos e soluções, além de incentivar a aplicação pelas empresas e a sociedade.
“É importante identificarmos padrões que sejam mundiais para que haja comunicação das coisas pela internet e o fórum será fundamental para mostrarmos à sociedade a influência da IoT”, diz Gabriel Marão, um dos coordenadores do Fórum.
O executivo revela que a fase atual é de definir o que é necessário para criação do fórum e sua pauta. Será concluída uma lista de ações que envolvem interoperabilidade de aparelhos, carros, geladeira, smart grid entre outras coisas.
Entre os envolvidos está a GS1.
“Os padrões da GS1 são sempre desenvolvidos para atender aos requisitos das empresas usuárias de tecnologia. E vários dos padrões da GS1 foram criados com base no conceito do IoT; por isso, temos muito a contribuir”, afirma Roberto Matsubayashi, gerente de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil.
O grpo também conta com paticipantes da Perception, Escola Politécnica da USP, ITS Brasil, Sindipeças, Ministério da Ciência e Tecnologia, Fapesp, USP, CPqD e Aeronáutica.
O conceito de internet das coisas envolve a conexão de objetos e aparelhos diversos, como paineis inteligentes de energia elétrica e automóveis, reunindo informações que podem ser enviadas ou analisadas por usuários.
A tendência é apontada pela Cisco como uma das causas do aumento de 19 vezes no volume de dados trafegados na internet brasileira, segundo previsões da empresa.
TÁ LIGADO?
Fórum quer BR protagonista na internet das coisas
12 de abril de 2012 - 13:28