PADRÕES

Fórum visa adaptar Ethernet para cloud


26 de maio de 2013 - 15:41
Nuvens enormes são a preocupação da Cloud Ethernet. Foto: flickr.com/photos/floridamemory

Nuvens enormes são a preocupação da Cloud Ethernet. Foto: flickr.com/photos/floridamemory

Um grupo de empresas que inclui Juniper, HP, Equinix, Avaya, Verizon, Tata Communications, Verizon e Alcatel Lucent lançou o CloudEthernet Forum, com o objetivo de criar standards para a comunicação de dados em grandes data centers.

A entidade foi lançada nesta quinta-feira, 23,  durante o Ethernet Inovation Summit, evento comemorativo dos 40 anos da criação da Ethernet realizado pela Net Events em parceria com o Xerox Parc, Metro Ethernet Forum e o Computer History Museum em Mountain View, na Califórnia.

“Muitos clientes já estão enfrentando problemas de interoperabilidade entre fornecedores diferentes de cloud computing”, reconhece James Walker, executivo da Tata Communications que comanda o novo fórum.

O objetivo do forum é criar padrões para resolver o problema de entregar serviços baseados em Ethernet para bases de servidores cada vez maiores e dispersas geograficamente de grandes provedores de cloud compunting, escalando as VLANs e aumentando a performance da segunda camada.

“Que cada fornecedor desenvolva sua própria solução proprietária não é interessante para os compradores”, acredita Walker.

De acordo com Walker, algumas melhores práticas devem ser divulgadas em até seis meses e os standarts propriamente ditos em um prazo entre um ano e um ano e meio.

O Fórum busca provedores de serviços de data center, WAN, integradores de sistema, fabricantes de equipamentos de redes e provedores de serviços de cloud.

A inspiração é o Metro Ethernet Forum, que fez um trabalho similar em adaptar o padrão Carrier

Ethernet para empresas e fornecedores de mobilidade ao redor do planeta.

* Maurício Renner cobre o Ethernet Inovation Summit à convite da Net Events.