TRANSFORMAÇÃO

Francisco Gaetani assume secretaria no Governo Federal

O economista é servidor federal de carreira e já foi secretário de diferentes ministérios.

11 de janeiro de 2023 - 14:21
Francisco Gaetani. Foto: ANESP/divulgação.

Francisco Gaetani. Foto: ANESP/divulgação.

Francisco Gaetani foi nomeado secretário especial adjunto da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, recém criada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

Gaetani é servidor federal de carreira e já foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e secretário de gestão da Secretaria de Gestão do MPOG.

O profissional também já foi diretor de formação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), diretor da Escola de Governo de Minas Gerais/Fundação João Pinheiro,  assessor de planejamento acadêmico da UFMG e gerente de projetos da Fundação João Pinheiro.

Além disso, foi secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Dilma e, em 2016, assumiu a presidência da Enap.

O novo secretário está entre os 100 acadêmicos mais influentes do mundo na área de políticas públicas, em lista criada pela fundação britânica Apolitical.

Parte do corpo docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gaetani é graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de ser mestre e doutor em administração pública e políticas públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE).

A secretaria extraordinária deverá promover estudos sobre a transformação do Estado, por meio de medidas a respeito da organização administrativa, servidores, empregados, tecnologia e prestação de serviços públicos.

O objetivo também é que ela coordene projetos destinados à simplificação administrativa, à eficiência e à efetividade da prestação dos serviços públicos, bem como proponha políticas para ampliação da capacidade estatal da administração pública federal.

Também estará no escopo da secretaria o aperfeiçoamento das normas de reserva de vagas em concursos públicos e a proposição de novas maneiras de prestação de serviços públicos e de medidas para integrar a Política Nacional de Gestão do Patrimônio da União.