MOBILIDADE

Frechal contrata solução da Teclógica

A construtora utiliza os módulos Qualidade e Assistência Técnica da Mobuss Construção.

01 de setembro de 2014 - 09:44
Caneta e papel deram lugar aos Tablets nas obras. Foto: Ndoeljindoel/Shutterstock.com

Caneta e papel deram lugar aos Tablets nas obras. Foto: Ndoeljindoel/Shutterstock.com

A Frechal, constutora localizada em Blumenau, implementou o módulo de Qualidade da solução Mobuss Construção, desenvolvida pela Teclógica, no final de 2013. Sua maior necessidade era gerir informações com eficácia. A aplicação trouxe acesso via internet às especificações da obra, além de controle remoto das operações pelo uso de tablets.

Por meio da solução, diversos aspectos passaram a ser analisados de forma mais precisa, como o uso do gesso, do piso e da cerâmica nos apartamentos. O estabelecimento de um cronograma eficaz passou a evitar que irregularidades fossem percebidas somente na hora da entrega das chaves para o cliente.

“Durante a vistoria, o funcionário usa o software para avaliar a obra e, na sequência, agendar a data de eventuais consertos. Daí, os relatórios são passados para pedreiros e serventes,que executam as tarefas”, conta Silvia Peixer, gerente de engenharia da construtora.

Um exemplo de economia foi constatado na atividade de reboco interno, em que o problema foi reduzido em até 70%.

Um dos maiores desafios para a implementação foi a chegada de uma tecnologia tão diferente entre colaboradores que, até então pouco familiarizados com tablets, só utilizavam papel e caneta no dia a dia. 

“No início houve certa resistência, então foi preciso convencê-los de que o sistema era produtivo”, relata.

A experiência fez com que, em fevereiro de 2014, a Frechal implementasse mais um módulo, o Assistência Técnica.

“Sua primeira vantagem foi o aumento da confiança do cliente durante vistorias e apresentações, que passou a ter a certeza de que iria receber o retorno de seu investimento. A segunda foi o fácil acesso ao histórico da obra e aos seus indicadores”, explica a gerente.

Para a gestora, a solução possui outros diferenciais que facilitam a tomada de decisão e a rapidez nas ações, como o GPS integrado. Com ele é possível controlar e gerenciar a equipe e os processos à distância, do próprio escritório, sem necessidade de visita física ao canteiro. 

“Posso checar se fizeram inspeção de serviço e qualidade, se houve ou não conformidade, quantos apartamentos foram vistoriados no dia, etc”.

A empresa prevê usar o módulo Qualidade em todos os seus empreendimentos até o final do primeiro semestre de 2014. 

Atualmente, a Frechal apresenta em seu site 3 obras em andamento. Duas delas estão em fase de finalização, enquanto a terceira teve as fundações recém concluídas e entrou no processo de estrutura.

Com 200 funcionários e faturamento de R$ 20 milhões em 2013, a Teclógica espera crescer 35% até o final do ano, o que representa um avanço frente aos últimos 5 anos com uma média de 15%.  

A Teclógica foi fundada na cidade de Blumenau e está há 20 anos no mercado.