
Site da Nova Escola agora conta com Google Search. Foto: Nova Escola Edição 260.
Para oferecer um sistema de busca mais ágil, eficiente e confiável a seus leitores, em sua maioria professores de educação básica, a Fundação Victor Civita (FVC), organização educacional sem fins lucrativos ligada ao Grupo Abril, implantou a ferramenta Google Search Appliance para os cinco sites do portal, entre eles, o Nova Escola.
O procedimento ficou sob responsabilidade da Just Digital, empresa certificada pela Google e especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search.
A solução Google Search Appliance utiliza o motor de busca do Google para encontrar e centralizar alto volume de documentos, dados, informações e conteúdos dentro do servidor da FVC.
“Trata-se de uma ferramenta importante, porque o site passou a acessar 7 mil páginas de conteúdo rapidamente. A qualidade do resultado aumentou muito, já que o sistema traz de fato o que é mais relevante logo na primeira página. Além disso, o serviço não expira durante a busca”, afirma Rodrigo Ratier, gestor dos sites da FVC.
Além da rápida implantação (apenas uma semana desde o contato inicial até o sistema entrar no ar), Ratier ressalta a importância dos benefícios que o Google concede às organizações sem fins lucrativos e do ramo educacional, ao não cobrar pela solução.
“Chegamos à Just Digital indicados pelo Google, e a agência nos informou todo o procedimento e a isenção de custos”, relata.
De acordo com o gestor, a expectativa é que a Just Digital realize novos trabalhos para a Fundação Civita no futuro.
“Hoje temos um contrato com a Just Digital para a migração de todos os nossos sites para a plataforma Drupal, de gerenciamento de conteúdo, outra especialidade da empresa”, completa.
A Just Digital é a primeira empresa parceira Google Enterprise no Brasil, atuando também na América Latina. A companhia é associada da Drupal Association e Enterprise Partner da Acquia no produto OpenSource com o qual trabalha desde 2008.
A Fundação Victor Civita foi criada em 1985 e é ligada ao Grupo Abril.
A Abril S.A., que abrange as operações de mídia – inclusive a Editora Abril –, gráfica, logística e distribuição do Grupo Abril, anunciou um lucro líquido de R$ 64,17 milhões em 2012. O resultado representa declínio de 65,5% em relação ao lucro líquido de 2011, que alcançou R$ 185,88 milhões.
O balanço de 2013 da Abril S.A. não foi apresentado.