Gallup: Engajamento é o que faz a diferença

Segundo pesquisa da Gallup Organization entre trabalhadores de empresas norte-americanas, o engajamento é o fator que mais influencia na obtenção de bons resultados, à frente de fatores como remuneração, posição hierárquica e nível de educação. A informação foi divulgada pela newsletter da Revista Amanhã desta quinta-feira, 17.

Duas variáveis principais afetam o nível de ligação emocional com a companhia, segundo explica na reportagem o diretor da Gallup no Brasil, Gustavo Oliveira. Uma delas é o gerente, que precisa saber valorizar as qualidades de seus funcionários.

17 de agosto de 2006 - 11:09
Segundo pesquisa da Gallup Organization entre trabalhadores de empresas norte-americanas, o engajamento é o fator que mais influencia na obtenção de bons resultados, à frente de fatores como remuneração, posição hierárquica e nível de educação. A informação foi divulgada pela newsletter da Revista Amanhã desta quinta-feira, 17.

Duas variáveis principais afetam o nível de ligação emocional com a companhia, segundo explica na reportagem o diretor da Gallup no Brasil, Gustavo Oliveira. Uma delas é o gerente, que precisa saber valorizar as qualidades de seus funcionários. Outra é o que o Oliveira chama de “talento natural”.

“É a questão de estar no lugar certo, com condições para desempenhar suas atividades por meio de seus pontos fortes”, detalha o consultor. A pesquisa também detectou que o engajamento está ligado à felicidade no trabalho – 86% dos que “vestem a camisa” se dizem felizes no escritório, ante 46% dos grupos intermediários e 11% dos “inimigos da empresa”, funcionários com uma atitude de desprezo pela organização.

Outro dado curioso apresentado pela Gallup é citado na matéria do jornalista Eduardo Lorea: o tempo de empresa é inversamente proporcional ao nível de engajamento do funcionário. Essa tendência, no entanto, pode ser atenuada quando a companhia se empenha em renovar as experiências de convivência dos empregados com o trabalho. Para isso, é necessário proporcionar oportunidades de aprendizado e de crescimento dentro do emprego.