
A Gasparini do Brasil, fabricante de máquinas e ferramentas para processamento de chapas com sede em São José dos Pinhais-PR, vai eliminar em seis meses todos os seus aplicativos de gestão paralelos.
A meta é integrar as áreas essenciais da empresa na plataforma Microsoft Dynamics AX, em um projeto assinado pela Isbiz Consulting que, ao final, deverá gera economia em torno de 5% só na área de logística, segundo o diretor geral da Gasparini, Massimo Pierotti.
O projeto contempla as áreas de finanças, fiscal, escrituração fiscal digital, logística, produção e planejamento da empresa de manufatura.
“A indústria busca visibilidade das áreas de estoques e de produção, e o Dynamics AX vai dar condições para alinhar os processos internos aos prazos de entrega prometidos aos clientes”, afirma o gerente do projeto na Isbiz, Paulo Hernandez.
Segundo ele, os principais componentes hoje utilizados pela Gasparini são usualmente importados com lead time em torno de 120 dias.
Desintegrados, os sistemas não permitem, por exemplo, o controle de estoques, o que acarreta despesas desnecessárias, como compras em duplicidade.
“Também ocorrem despesas extras de logística para as compras em caráter de urgência”, afirma Hernandez.
Com a nova plataforma de ERP, a expectativa da Gasparini é também deixar de gastar recursos decorrentes de atrasos na entrega dos pedidos, conforme explica o gerente do projeto na indústria de manufatura paranaense, Valmir Souza.
“A interligação dos departamentos na plataforma Dynamics e a revisão dos processos de produção de ponta a ponta nos permitirão identificar gargalos e evitar atrasos nas entregas, eliminando, consequentemente, o ônus de multas contratuais em virtude de atraso”, destaca o executivo, que também é responsável pelo setor de Recursos Humanos da fábrica.
Para o projeto, a Isbiz destacou cinco profissionais dedicados, todos com mais de dez anos de experiência em implementação de ERP.
A integradora também trabalha com soluções de CRM, BI, consultoria em TI, outsourcing e alocação de profissionais.
A empresa possui escritórios em Curitiba e São Paulo. Já a carteira de clientes traz nomes como Randon, Eletrofrio, Céu Azul Alimentos e Bematech.