A Giesecke & Devrient Brasil, empresa do grupo G&D, lança no mercado nacional um mecanismo que permite identificar cédulas de dinheiro falso diretamente no ato de coleta das notas em caixas eletrônicos. O produto, batizado de GD Lobby 90, já está em uso por instituições financeiras da Europa, Estados Unidos, China e Rússia. Agora, a meta da empresa é chegar a 20 mil unidades no Brasil, estimando oito mil nos primeiros cinco anos e o restante nos cinco anos seguintes.
O GD Lobby 90 tem capacidade de processar uma coleta de depósito composta de 100 cédulas em até 30 segundos, processando depósitos de cédulas em maço a uma velocidade de transporte de seis notas por segundo. A solução possui dispositivos contra vandalismo ou tentativa de utilização de dinheiro falso durante a transação de depósito, com sensor de alta acuidade para reconhecimento de característica física e de autenticidade em até 1,5 mil pontos de cada cédula.
Além disso, um dispositivo “scrow” permite que cédulas sejam armazenadas temporariamente e a transação somente seja concluída quando confirmada pelo cliente na hora do depósito. Assim, o usuário pode aceitar ou não o que é informado pelo GD Lobby 90 e tomar a decisão de interromper uma transação, caso lhe sejam informados valores diferentes do declarado no ato do depósito.
Atualmente, cerca de 20 mil unidades da solução já estão instaladas pelo mundo.