
O Buzz é a mais recente baixa do Google.
Complemento para o Gmail lançado no ano passado, o Buzz tinha funções similares as do Twitter e do Facebook – chegou mesmo a ser cotado como Twitter killer por ocasião do lançamento – mas agora, dá lugar ao novo foco social da marca: Google +.
De acordo com o vice-presidente de produtos da companhia, Bradley Horowitz, o serviço será desativado nas próximas semanas, com a empresa focando na sua rede social Google+.
“Aprendemos muito com produtos como o Buzz e vamos colocar esse conhecimento todos os dias em produtos como o Google+”, declarou o executivo.
Embora os usuários não possam mais publicar mensagens pelo Buzz, Horowitz afirma que todo o conteúdo criado no serviço estará disponível no Google Profile e que o download poderá ser feito.
Além do Buzz, o Google cancelou o Code Search, que permitia a desenvolvedores procurar por códigos abertos na internet, o Jaiku, adquirido em 2007 que fazia usuários enviarem mensagens para amigos, também será fechado.
Funções de rede social do iGoogle e o programa para universidades University Research Program for Google Search, também serão desativados, em 15 de janeiro de 2012.
Na sexta-feira (14), o Google Labs também foi desligado.
Até chegar ao Google +, projetos como o Lively (rede social estilo Second Life) e Wave (ferramenta de compartilhamento e bate-papo) também foram abandonadas pela gigante das buscas.
No terceiro trimestre, a empresa registrou um aumento de 37% nas receitas, para US$ 9,72 bilhões. O lucro de US$ 2,73 bilhões representou alta de 26% em relação ao mesmo período de 2010.
O resultado foi puxado principalmente pelo avanço dos anúncios voltados para dispositivos móveis.