GOVERNO

G&P: BI e data mart para Sefaz/RJ

O projeto visava atender um subconjunto de informações relacionadas ao SPED.

16 de dezembro de 2014 - 10:23
Sefaz/RJ adotou um projeto de business intelligence e data mart. Foto: T photographyShutterstock.com

Sefaz/RJ adotou um projeto de business intelligence e data mart. Foto: T photographyShutterstock.com

A G&P Projetos e Sistemas implementou um projeto de business intelligence e data mart (repositório de dados) na Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (Sefaz/RJ). 

O projeto visava atender um subconjunto de informações estratégicas relacionadas ao SPED (Sistema de Escrituração Digital), promovendo acesso mais rápido às informações estratégicas por meio de relatórios aderentes às necessidades, além de levar os dados relacionados à arrecadação, em diversas visões, para os gestores.

A G&P foi contratada para desenvolver um sistema de BI que municiasse de informações a Suplam - Superintendência de Planejamento, Avaliação e Modernização, órgão estadual criado com a missão de contribuir para o aumento sustentado da arrecadação e melhorar o desempenho das barreiras fiscais e da fiscalização de mercadorias em trânsito.

A Sefaz já havia realizado anteriormente investimentos em tecnologia para levantamento de dados e extração de informações para a tomada de decisão, mas não possuía profissionais com conhecimento para desenvolver os projetos, o que gerava a subutilização do sistema. 

“Há anos a Sefaz procurava uma empresa parceira que atendesse as suas necessidades de BI e de relatórios estratégicos. Com a entrada da G&P e seus especialistas no projeto, a instituição tem conseguido viabilizar as suas expectativas”, comemora Jorge Alexandre Maciel, gerente de Negócios da G&P.

A G&P Projetos e Sistemas é uma empresa que atua há 25 anos no segmento de Tecnologia da Informação. A empresa oferece serviços de arquitetura, desenvolvimento, implementação, suporte e sustentação de sistemas, utilizando as principais tecnologias disponíveis no mercado. 

Atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal e conta com cinco escritórios. Por meio de um modelo pioneiro em seu segmento, a G&P inaugurou seu Polo de Tecnologia em 1998, quando iniciou as atividades da Unidade Pederneiras, no interior de São Paulo, onde funcionam a Fábrica de Software e Unidade de Ensino – FGP. 

Em 2013, o faturamento da empresa foi de R$ 121 milhões, o que representou um crescimento de 42% em comparação com o ano anterior.