CIBERSEGURANÇA

Grupo MSLZ aprimora ambiente de TI com Qualys

Implementação liderada pela Add Value resolveu mais de 50 mil vulnerabilidades em nove meses.

04 de setembro de 2024 - 14:31
Grupo MSLZ engloba as marcas Mercadinhos São Luiz, Mini São Luiz e Mercadão (Foto: Divulgação)

Grupo MSLZ engloba as marcas Mercadinhos São Luiz, Mini São Luiz e Mercadão (Foto: Divulgação)

O Grupo MSLZ, segunda maior rede de supermercados do Ceará, adotou as soluções da Qualys, norte-americana de cibersegurança, em um projeto desenvolvido pela Add Value, integradora especializada em tecnologias de nuvem e virtualização, para melhorar a visibilidade de seu ambiente de TI.

Anteriormente, a companhia utilizava uma ferramenta de monitoramento que realizava um escaneamento mensal do ambiente. 

Nesse modelo, a operação de verificação e aplicação de correções era feita manualmente, o que sujeitava a rede a falhas durante a varredura e autenticação do processo.

“Temos mais de 700 ativos gerenciáveis e demorávamos cerca de um ou dois dias para corrigirmos apenas uma vulnerabilidade por vez. Hoje, com Qualys, a validação é imediata, desde a identificação de uma nova vulnerabilidade até a sua correção, o processo é facilmente acompanhado pela plataforma on-line”, comenta Luiz Palácio, analista de segurança sênior do Grupo MSLZ.

De acordo com o profissional, os erros de autenticação não são mais um problema, visto que o scan é realizado pelo agente instalado em cada dispositivo da empresa.

Em apenas nove meses, foram resolvidas mais de 50 mil vulnerabilidades, o que levou a neutralização de mais de 89% das ameaças detectadas no ambiente, com alta de 67% da visibilidade dos ativos.

Como resultado, a empresa experimentou uma redução de 90% do tempo gasto na operação. Além disso, também houve economia de mais de 50% do que o grupo gastava com a solução anterior.

Criado em 1972, o Grupo MSLZ engloba as marcas Mercadinhos São Luiz, Mini São Luiz e Mercadão e possui 28 filiais, incluindo lojas, centros de distribuição, centrais de produção alimentícia e escritórios administrativos, com previsão de atingir 35 lojas até o segundo semestre de 2025.  No ano passado, a companhia faturou cerca de R$ 1,35 bilhão.

Com 21 anos de atuação no mercado brasileiro e latino-americano, a Add Value atua com soluções de cloud, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização.

O portfólio da empresa tem destaque para alianças com fabricantes como: Citrix, Nutanix, Akamai, Palo Alto Networks, Darktrace, Qualys, Proofpoint, Commvault e Beyond Trust.