ÁUDIO

Grupo Radioativa lança empresa de podcasts

A America Podcast oferece séries autorais e para marcas.

21 de outubro de 2019 - 16:18
Carina Donida e Cláudia Aragón. Foto: Divulgação.

Carina Donida e Cláudia Aragón. Foto: Divulgação.

O Grupo Radioativa, que reúne a Radioativa Produtora (há 25 anos no mercado publicitário) e Radioativa Game Sounds (responsável pela dublagem e localização brasileira de desenvolvedoras internacionais de games), agora conta com uma nova empresa focada em áudio. A America Podcast oferece séries autorais e para marcas.

A organização já conta com clientes como Jornal do Comércio (veículo do RS), Carla Lubisco (mentora em mudança de hábitos e bem-estar), Marcelo Pires (publicitário que comanda a Ideia da Silva e já foi diretor de criação da Competence) e Arthur de Faria (produtor musical, músico e jornalista).

“Bem além de gravar e editar podcasts, nosso papel é conceituar e planejar conteúdos estratégicos, para só depois produzi-los. Quem assina, se teremos temporadas, quais temas geram maior engajamento, o que é inovador, qual é o comportamento dos ouvintes, análise de métricas e por aí vai. Montamos o projeto e vamos até a distribuição nas plataformas digitais”, ressalta Carina Donida, sócia-diretora do grupo Radioativa. 

A equipe da America Podcast conta com Cláudia Aragón, autora do programa Porto Alegre, Quem Diria!, que ficou 5 anos no rádio. Como associada, a jornalista e escritora especializada em narrativas para marcas fica responsável pela curadoria de podcasts autorais e pelo planejamento do conteúdo de podcasts sob encomenda.

Rômulo Kanzen também integra o time. Ele é um dos autores de Crazy Metal Mind, maior podcast de rock do país e um dos principais sobre música, aparecendo no top "podcast de músicas" do Spotify.

De acordo com pesquisa Ibope publicada em maio deste ano, 40% os internautas do país já ouviram podcast e 19% ouvem regularmente. 

O consumo do formato subiu 67% este ano no Brasil de modo geral, de acordo com pesquisa encomendada pela Deezer entre usuários de plataformas de streaming.

O estudo realizado em julho analisou respostas do Brasil, França e Alemanha, entre ouvintes de podcast em geral. A média de crescimento de uso do Brasil ficou 17% acima da soma entre os três países, que foi de 50%.