Hoje, três distribuidores da empresa já participam do piloto, mas isso deve se expandir para 26 outras contas, que juntas respondem por 20% dos negócios da marca. A Havaianas deve vender, este ano, aproximadamente 140 milhões de pares de sandálias no Brasil (isso representa 16% a mais do que em 2004). Levando em consideração o mercado exterior, o total de vendas tende a chegar a 160 milhões de pares em 2005.
O objetivo principal da iniciativa, chamada Comércio Colaborativo, foi implementar uma solução que facilitasse ao máximo os processos de reposição de produtos com os distribuidores de Havaianas, elevando o nível de serviço e otimizando os estoques na cadeia de suprimentos. “Queremos estreitar o relacionamento com os distribuidores através de parcerias estratégicas. Isso nos trará mais agilidade nas reposições com melhor nível de serviço e controle da operação”, explica Vianna.
O conceito utilizado é o VMI (Vendor Managed Inventory), em que a gestão dos estoques dos produtos Havaianas é realizada com base em informações compartilhadas pelos próprios distribuidores. Na implementação deste processo, a XPLAN Business Solutions foi contratada para trazer seus serviços de consultoria e treinamento, além de sua solução de VMI, que possibilita a realização desta gestão com os distribuidores conectados.