O Hospital de Clínicas de Porto Alegre acaba de renovar seu parque tecnológico. A instituição substituiu a rede ATM, apostando em soluções 3Com implementadas pela gaúcha Netsul.
A aquisição envolveu dois cores 8800, além da atualização de toda a borda com switches da linha 3Com 5500 e cobertura sem fio por meio da solução Wireless Lan Mobility System.
"Também foram implementadas soluções IPS da TippingPoint, divisão de segurança da 3Com", conta o Account Executive da 3Com,Mauro Levin.
Os novos equipamentos garantiram um aumento significativo na velocidade de rede, que passou de Megabit para Gigabit, garante Valter Ferreira da Silva, gerente de Infraestrutura de TI do hospital.
“Isso nos permitiu, por exemplo, cumprir um pré-requisito de tráfego de alto volume e viabilizar o gerenciamento de imagens médicas - considerado, neste momento, um projeto crítico para a TI do Clínicas”, destaca ele.
Silva explica: exames como ressonância e tomografia geram arquivos pesados que, geralmente, precisam de uma rede à parte para trafegar. Com as novas soluções, porém, o HCPA já pode disponibilizar os resultados utilizando uma única rede.
Dessa forma, os profissionais de saúde também terão acesso, em tempo real e em qualquer parte do hospital, aos exames de imagem realizados na instituição, que diariamente atende a cerca de 2,5 mil pacientes só no ambulatório.
Além disso, as imagens médicas serão vinculadas também ao prontuário eletrônico do paciente, que hoje é disponibilizado em PDAs, com sincronização pela rede sem fio. “Assim, o médico vai até o paciente com as informações em mãos, o que otimiza o atendimento”, comenta o gerente de TI.
Sem paradas
Desde a implementação dos novos equipamentos da 3Com, a rede do HCPA tem funcionado sem interrupções, garante Silva.
“Antes, muitas vezes o atendimento ao paciente era dificultado porque o sistema caía. Hoje, não temos mais preocupações com a rede. Ela é transparente e funciona 100%”, ressalta o gerente. “Mudamos de uma situação defasada tecnologicamente para uma situação super up-to-date”, comemora.
Segurança
Com uma rede mais veloz, o hospital também se dedicou ao incremento das soluções de segurança. Hoje, o Clínicas conta com ferramentas Intrusion Prevention Systems (IPS), da TippingPoint.
“O IPS da 3Com bloqueia ataques que nem imaginávamos”, comenta Silva.
A aquisição envolveu dois cores 8800, além da atualização de toda a borda com switches da linha 3Com 5500 e cobertura sem fio por meio da solução Wireless Lan Mobility System.
"Também foram implementadas soluções IPS da TippingPoint, divisão de segurança da 3Com", conta o Account Executive da 3Com,Mauro Levin.
Os novos equipamentos garantiram um aumento significativo na velocidade de rede, que passou de Megabit para Gigabit, garante Valter Ferreira da Silva, gerente de Infraestrutura de TI do hospital.
“Isso nos permitiu, por exemplo, cumprir um pré-requisito de tráfego de alto volume e viabilizar o gerenciamento de imagens médicas - considerado, neste momento, um projeto crítico para a TI do Clínicas”, destaca ele.
Silva explica: exames como ressonância e tomografia geram arquivos pesados que, geralmente, precisam de uma rede à parte para trafegar. Com as novas soluções, porém, o HCPA já pode disponibilizar os resultados utilizando uma única rede.
Dessa forma, os profissionais de saúde também terão acesso, em tempo real e em qualquer parte do hospital, aos exames de imagem realizados na instituição, que diariamente atende a cerca de 2,5 mil pacientes só no ambulatório.
Além disso, as imagens médicas serão vinculadas também ao prontuário eletrônico do paciente, que hoje é disponibilizado em PDAs, com sincronização pela rede sem fio. “Assim, o médico vai até o paciente com as informações em mãos, o que otimiza o atendimento”, comenta o gerente de TI.
Sem paradas
Desde a implementação dos novos equipamentos da 3Com, a rede do HCPA tem funcionado sem interrupções, garante Silva.
“Antes, muitas vezes o atendimento ao paciente era dificultado porque o sistema caía. Hoje, não temos mais preocupações com a rede. Ela é transparente e funciona 100%”, ressalta o gerente. “Mudamos de uma situação defasada tecnologicamente para uma situação super up-to-date”, comemora.
Segurança
Com uma rede mais veloz, o hospital também se dedicou ao incremento das soluções de segurança. Hoje, o Clínicas conta com ferramentas Intrusion Prevention Systems (IPS), da TippingPoint.
“O IPS da 3Com bloqueia ataques que nem imaginávamos”, comenta Silva.