
Rodrigo Barichello. Foto: Divulgação.
Horizontina, uma cidade de 20 mil habitantes distante quase 500 quilômetros de Porto Alegre, no noroeste do Rio Grande do Sul, faz parte agora do agitado ecossistema de aceleradoras de startups no país.
No final do mês, será iniciada a obra para construção de um complexo que deve abrigar a Mira Labs, um investimento de R$ 6 milhões.
Quem está por trás é a Essent, um grupo de três empresas no setor de contabilidade, com áreas de negócio focadas no agronegócio e em prestação de contas eleitorais sediado na região.
O investimento em Horizontina prevê 1,1 mil metros quadrados a nova sede das empresas, além de um espaço de coworking para 320 pessoas e da aceleradora Mira Labs.
A novidade tem como parceira a Unicred, uma instituição financeira cooperativa.
A aceleradora será liderada por Rodrigo Barichello, professor da Unochapecó, uma universidade de Chapecó, no interior de Santa Catarina, onde está à frente da incubadora de empresas Pollen.
Barichello, doutor em Engenharia da Produção pela UFSC, foi apontado no ano passado como um dos três professores mais inovadores do estado pela Fapesc.
“Horizontina está num momento estratégico que é de se tornar um polo de inovação e tecnologia no interior do estado e estamos aproveitando para somar nossos esforços e contribuir para o desenvolvimento de toda a nossa região”, afirma Guilherme Sturm, CEO da Essent.
A cidade fica em uma região com forte presença do agronegócio e é a sede de uma fábrica de maquinário agrícola da John Deere (a cidade também é conhecida por ter sido o local de nascimento da modelo Gisele Bündchen).
Então é natural que a Essent tenha um negócio contábil focado nas particularidades do agronegócio.
O que é mais chamativo é a empresa focada em prestação de contas, cuja dimensão extrapola a região.
A empresa desenvolveu aplicativos e ferramentas para facilitar a vida de contadores que atuam especificamente neste ramo e, a partir de 2019, passou a fornecer essa tecnologia a escritórios de contabilidade parceiros em um método de parceria.
Na eleição de 2020 a rede contou com 924 escritórios em todo país, oferecendo contabilidade especializada e serviços financeiros para partidos políticos e candidatos, que automatizam o controle financeiro, a arrecadação e a prestação de contas à Justiça Eleitoral.