
Foto: Divulgação
O Hospital Santa Paula, localizado em São Paulo e parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, implementou o NeonPass Room, solução de IA da Hoobox Robotics, healthtech especializada em automatizar jornadas de instituições de saúde, para otimizar a comunicação com seus pacientes e otimizar o tempo de sua equipe de enfermagem.
A tecnologia escolhida permite que os pacientes internados façam solicitações usando um tablet ou smartphone, como uma espécie de concierge digital.
A ideia é melhorar a experiência dos pacientes e seus acompanhantes em relação a serviços de hotelaria, nutrição e outras áreas envolvidas nos cuidados das famílias.
A plataforma tem uma abordagem com conteúdo personalizado e intuitivo, de modo a trazer mais autonomia e eficiência durante a internação.
A solução foi instalada em 129 leitos do Santa Paula e, desde então, mais de 10,5 mil solicitações foram gerenciadas pela tecnologia.
Antes de sua adoção, mais de 50% das solicitações mediadas pela equipe de enfermagem eram transferidas para outra área do hospital, como nutrição e hotelaria.
Com o projeto, a instituição registrou redução de 87% das solicitações mediadas pela enfermagem, totalizando 1,150 horas economizadas mensalmente.
“Com esse tempo que ganhamos, conseguimos oferecer cuidados ainda mais dedicados e personalizados aos nossos pacientes”, comenta Marisa Pregun, diretora assistencial do Hospital Santa Paula.
Agora, outros três hospitais da Dasa, entre eles o Nove de Julho, Complexo Hospitalar de Niterói e São Lucas Copacabana, iniciaram a implementação da inteligência artificial em suas operações.
A Dasa foi fundada em 1999 e é líder em medicina diagnóstica no Brasil e na América Latina, sendo a quinta maior do setor no mundo. A companhia conta com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, atendendo anualmente mais de 20 milhões de pessoas.
Ao todo, conta com 15 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de mil unidades no Brasil.
No mercado desde 2017 e fundada em Barueri, em São Paulo, a Hoobox Robotics se especializa em automatizar jornadas dos pacientes, a fim de aumentar a rentabilidade dos hospitais e a eficiência do check-in à internação.
Recentemente, a empresa também desenvolveu um projeto com o Hospital Israelita Albert Einstein. A instituição obteve otimização de 54% no gerenciamento de solicitações feitas por pacientes.