TELEPRESENÇA

Huawei em busca da liderança no Brasil

Para alcançar resultado, a empresa fechou parceria de distribuição com a empresa CommLogik, de São Paulo.

17 de agosto de 2012 - 16:07
A gigante chinesa de olho no Brasil. Foto: divulgação.

A gigante chinesa de olho no Brasil. Foto: divulgação.

Há 13 anos no Brasil, a Huawei pretende se tornar a próxima líder brasileira em soluções de telepresença no país. Para alcançar esse resultado, a empresa fechou uma parceria de distribuição nacional de equipamento com a empresa CommLogik, de São Paulo.

A estratégia da empresa é contar com distribuidores locais para comercializar seus produtos e ampliar atuação no País. “Contamos com um portfólio amplo que endereça a todas as demandas corporativas de forma integrada, desde uma chamada de voz a uma sala completa”, explica Francisco Menezes, diretor de vendas.

A empresa dispõe de linha para videoconferência com opções de equipamentos HD, Full HD, possibilidade multiponto e conexões simultâneas. Em telepresença, conta com sistemas para até 16 participantes e infraestrutura com equipamentos MCUs que permitem até 1024 endpoints simultâneos.

BUSCANDO A LIDERANÇA

No primeiro semestre de 2012 as vendas mundiais chegaram a US$ 16,1 bilhões e para o Brasil a expectativa é que até 2016 o faturamento alcance a marca dos US$ 5 bilhões, sendo US$ 1,5 bilhão referente às vendas para o mercado corporativo.

Para 2014, a prospecção da empresa é se tornar a próxima líder brasileira no ramo de telepresença. “Esperamos crescer 30% a mais do que o previsto, ainda em 2012”, afirma Menezes.

DOMINANDO O MUNDO

A chinesa Huawei ocupa atualmente o segundo lugar mundial no ramo de equipamentos de telecomunicação, atrás apenas da Ericsson. Nos últimos anos, as investidas da empresa para entrar no mercado norte americano são alvo de críticas por parte das empresas e governo dos EUA.

Segundo matéria da revista inglesa The Economist, para alguns analistas mais assustados a presença da Huawei na estrutura de comunicação dos EUA pode ser inclusive uma ameaça à segurança nacional.

A reportagem cita relatos de ligações da empresa de Guangzhou com o governo chinês, o que dá peso a toda a paranóia estadunidense.

Com preços competitivos - inclusive já foi acusada de fazer dumping de seus produtos - a Huawei já é líder de mercado na Ásia, Europa, África e Oriente Médio.

Em 2011, a empresa anunciou um plano de investimento de R$ 350 milhões para o Brasil. Em junho, foi inaugurado em Sorocaba (SP) seu maior centro de distribuição da América Latina, após um investimento de R$ 123 milhões.