
Nos próximos 12 meses, mais de 30% de um grupo de 460 empresas de entrevistadas pela IDC na América Latina irão incrementar seus investimentos em mobilidade corporativa em até 30%.
O setor financeiro vai liderar este crescimento, segundo dados do estudo “Latin America Investment Priorities Wireless & Mobile Solutions 2010”, realizado em companhias de 250 ou mais funcionários na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
Até julho de 2009, mais de 53% destas empresas já haviam introduzido serviços de dados móveis para uma parte de seus colaboradores, indica a pesquisa.
Quanto ao serviço de voz móvel, a utilização fora do local principal de trabalho chega a 80% das companhias, sendo que 70% usam também SMS.
A consultoria analisou os planos de investimentos, desafios e preferências de cada empresa na hora de implementar soluções de mobilidade.
No Chile, conforme o levantamento, o percentual de uso do serviço móvel de voz fora do ambiente de trabalho é de 82%. Já no Brasil, fica em 67%.
“Realçamos que 84% das empresas consultadas informaram ter algum tipo de smartphone (corporativo) em uso por seus colaboradores. O Chile tem a maior penetração deste tipo de dispositivo (93%)", afirma Alexandre Goldman, gerente de pesquisa e consultoria de Telecom da IDC Brasil.
Para o especialista, o crescimento previsto para os próximos anos nos investimentos em mobilidade corporativa representam a maturidade do mercado regional, no qual, atualmente, 20% das empresas entrevistadas já usam ou estão em fase de implementar aplicações específicas de negócios em meios móveis, como CRM, ERP e FSA.
"Na Colômbia, esse número chega a 30%, sendo que 60% desse universo utiliza soluções de Field Service Automation”, define Goldman.