
Até o final de 2011 a Unimed Florianópolis deverá dar um upgrade nos serviços de atendimento externo.
Tablets PCs, smartphones e até iPads estão sendo cotados para uso nos serviços de homecare (atendimento domiciliar), consultas médicas e de urgência.
Atualmente, o projeto está em fase piloto, com um notebook instalado em uma ambulância.
"Estamos investigando que tipo de equipamento é melhor e que mudanças na ergonomia são necessárias", explica Celso Lanzillotto Martins, gerente de tecnologia da informação da Unimed Grande Florianópolis.
Pelo projeto, os prontuários médicos de cada paciente poderão ser acessados pelos cerca de 10 colaboradores que fazem atendimento externo na região via conexão 3G com os servidores da cooperativa.
Os dados serão acessados por um sistema criptografado, garantindo a segurança das informações. O projeto tem sido implementado há seis meses.
"A ideia surgiu pela necessidade de se ter hoje uma equipe em campo. Nós temos muitos clientes que são atendidos em casa", completa Martins.
Até agora, explica o executivo, todas as etapas do processo estão sendo desenvolvidas pela equipe de TI da Unimed Florianópolis – atualmente com 44 colaboradores. Martins não descarta, no entanto, a possibilidade de parcerias nos próximos estágios do projeto:
"Por enquanto estamos utilizando um software bruto. No futuro, devemos precisar de parceiros no desenvolvimento de software, e talvez no hardware também".
Conectividade é o desafio
O desafio, prevê o executivo, deve ser a cobertura 3G na região. “Conectividade é o nosso maior fator de risco”, avalia. “Caso haja algum problema na conexão da operadora, ficaremos sem acesso aos dados. A fase de testes vai servir também para avaliar a qualidade do serviço”, completa Martins.
Segundo a empresa de consultoria Teleco, quatro operadoras atuam na região da capital catarinense – Vivo, Claro, Tim e Oi.
TI de olho na fila de espera
Além do projeto de unidades de atendimento móveis conectadas, a TI da Unimed já implementou soluções que afetaram a rotina dos pacientes. Entre elas, a adoção de painéis para controle do tempo das consultas.
“Com esse controle se tem condições de manter uma média nos atendimentos, colocando mais médicos quando necessário, por exemplo”, diz Martins.
Conforme Michel Faraco, Gerente de Serviços Fixos Assistenciais, a melhora no tempo de espera do paciente foi de 30%.
“Com essa Tecnologia será possível melhorar mais, com ações que já estão sendo organizadas pela área responsável”, comentou Faraco.
Atualmente, a Unimed Grande Florianópolis possui mais de 1,6 mil médicos cooperados, com clientes totalizando aproximadamente 65% da população em potencial na sua área de abrangência, que compreende 21 municípios. São 43 laboratórios, 39 hospitais, 257 clínicas e 2 núcleos de Atenção à Saúde (NAS).
Nacionalmente, a Unimed teve receita de R$ 57,1 milhões em 2009.