
Os investimentos em servidores corporativos cresceram 41% no segundo semestre de 2010, indica pesquisa divulgada pela consultoria de mercado IDC Brasil.
Segundo o estudo, no mercado Enterprise, que acompanha a movimentação de hardware (servidores e storage) e software, o segmento de servidores corporativos foi o que mais obteve recuperação nos investimentos realizados pelas empresas.
Especialmente no setor de finanças e telecomunicações, que são os grandes compradores deste tipo de tecnologia, a recuperação foi observada.
“Identificamos que alguns fabricantes de storage buscaram a expansão geográfica e a diferenciação com soluções (hardware + software) direcionadas para todos os portes de empresas, visto que os produtos "hardware" de armazenamento são cada vez mais commodity e o grande diferencial está nas soluções de software”, avalia Alexandre Vargas, analista de mercado da IDC.
No segmento de software, destaca a consultoria, é notória a ascensão que o mercado de ERP (Enterprise Resource Planning) tem obtido no Brasil.
“Há alguns anos os sistemas de gestão vêm se consolidando como um dos mercados de software de maior crescimento”, completa Fernando Lima, analista de mercado da IDC.
Não foram divulgados os valores nominais do crescimento.