Indicador busca melhor análise social do BR

O instituto de pesquisa Serasa Experian anunciou o lançamento de um novo indicador com o objetivo de retratar de forma mais apurada os grupos sociais do Brasil.

Denominado Mosaic, o sistema cruzará dados cadastrais da Serasa Experian, do Censo do IBGE e da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) para formular relatórios e evidenciar a realidade de 10 grupos e 39 segmentos.
05 de fevereiro de 2010 - 15:05
O instituto de pesquisa Serasa Experian anunciou o lançamento de um novo indicador com o objetivo de retratar de forma mais apurada os grupos sociais do Brasil.

Denominado Mosaic, o sistema cruzará dados cadastrais da Serasa Experian, do Censo do IBGE e da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) para formular relatórios e evidenciar a realidade de 10 grupos e 39 segmentos.

A proposta é possibilitar que estudiosos, empresários e gerenciadores de políticas públicas tenham uma ferramenta tecnicamente exemplar para traçar estratégias, desenvolver produtos e falar a mesma língua do público-alvo.

De acordo com o coordenador do núcleo de professores da USP envolvidos no trabalho, professor doutor Mitsuru Higuchi Yanaze, o grande mérito do Mosaic é revelar - por meio de dados estatísticos, demográficos, socioculturais, além do repertório dos professores - a visão etnográfica do sujeito.

Para o presidente da unidade de negócios de marketing services da Serasa Experian, Juliano Marcilio, haverá a abertura de um leque de possibilidades para as empresas que usarem o Mosaic.

"Os profissionais de Marketing e Comunicação poderão entender melhor o perfil e as necessidades de seus consumidores e assim terão meios de aprimorar e direcionar suas campanhas, além de oferecer produtos e serviços cada vez mais customizados", exemplifica Marcilio.