A Informatica Corporation, fornecedora de software de integração de dados, agregou novas funcionalidades ao Informatica Data Masking, parte da Plataforma Informatica.
“O uso de dados de produção reais no desenvolvimento e teste de novas aplicações é extremamente disseminado e apresenta um risco enorme”, afirma Adam Wilson, gerente de Gerenciamento do Ciclo de Vida das Informações de Aplicações da Informatica.
Ele ressalta que, de acordo com o Instituto Ponemon, 84% das organizações pesquisadas usam dados de clientes para fins de teste e desenvolvimento e, deste total, 45% delas não protegem os dados, ficando vulneráveis ao mascaramento dos mesmos para uso impróprio por pessoas descuidadas ou mal intencionadas.
“Com as tarefas de teste e desenvolvimento cada vez mais terceirizadas, os riscos envolvendo dados sensíveis são ainda maiores”, comenta o analista sênior do Enterprise Strategy Group, Brian Babineau.
O Enterprise Strategy Group realizou uma pesquisa com profissionais de segurança da informação e detectou que 51% dos entrevistados acreditam que mais da metade de sua capacidade total de dados pode ser classificada como confidencial, requerendo alto nível de proteção e privacidade.
“Quando do uso destes dados tanto no teste quanto no desenvolvimento de aplicações, as empresas não têm escolha senão tomarem medidas corretivas e investirem em soluções como o mascaramento de dados”, sentencia Balbineau.
O Informatica Data Masking mascara os dados no ambiente de produção ou nas bases de dados para homologação e testes.
Dessa forma, dados funcionais e reais podem ser usados com a segurança de não estarem “descobertos”, o que também pode ocorrer em ambientes terceirizados ou off-shore.
“Nesta solução, dados confidenciais perdem sua identificação com o uso de técnicas e algoritmos que ofuscam os dados originais e dados mascarados retêm seu formato original e suas propriedades para que as aplicações continuem a funcionar adequadamente, enquanto as equipes de TI iniciam as atividades de desenvolvimento e testes”, explica Wilson.
Entre as novas funções, o Informatica Data Masking traz a descoberta automatizada de dados sensíveis para analisar sistemas-fonte diferentes e identificar informações confidenciais com base em palavras-chave, padrões ou metadados associados; além de novas políticas de privacidade, que designam regras para tipos específicos de informação.
Outras novidades são conjuntos de políticas predefinidos para estatutos regulatórios específicos, como HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) e PCI (Payment Card Industry), entre outros.
Módulos interligáveis, plugins que permitem aos usuários ampliarem o conjunto predefinido de algoritmos de mascaramento e definirem suas próprias transformações, compartilhando-as entre projetos ou empresas por meio do Informatica Marketplace, também fazem parte da nova versão da solução.