CONEXÃO

Inter moderniza infraestrutura de rede móvel do Beira-Rio

Projeto desenvolvido com a V.tal vai contemplar serviços das principais operadoras do país.

27 de outubro de 2025 - 12:40
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sport Club Internacional e a BRIO, administradora de seu estádio em Porto Alegre, contrataram a V.tal, companhia de rede neutra de fibra óptica oriunda da Oi e hoje controlada pelo BTG Pactual, para instalar uma infraestrutura de rede móvel 4G e 5G mais moderna no local.

Com o objetivo de aprimorar a experiência do torcedor que assiste aos jogos no Beira-Rio, as organizações buscam revitalizar a sala de estações transceptoras base e as antenas que viabilizaram a rede móvel das principais operadoras do país.

O projeto deve ser iniciado ainda neste ano, com expectativa de melhorar a cobertura e ampliação de capacidade de internet nas dependências e entorno do estádio, além de alta velocidade nas suas principaifs áreas, como arquibancadas, camarotes, vestiários, zona mista, imprensa e entorno.

“Não se trata apenas de mais uma infraestrutura indoor. Estamos falando de mais um passo no processo de reconstrução de infraestruturas que foram afetadas pelas enchentes de 2024. No caso do Beira-Rio, não vamos apenas reconstruir o que existia, mas vamos modernizar, criando uma infraestrutura preparada para o 5G e novos avanços tecnológicos”, diz Lucas Aliberti, CCO da V.tal. 

Inicialmente chamada de InfraCo, a V.tal começou como a divisão de infraestrutura de fibra ótica da Oi e foi a primeira no país a lançar o modelo de rede neutra fim a fim. A companhia se tornou independente em agosto de 2021 e, hoje, é controlada por fundos de investimentos do BTG Pactual.

Detentora da maior infraestrutura do país, a empresa tem cerca de 430 mil km de fibra óptica terrestre, chegando a 2,3 mil cidades e 20 milhões de residências. Até 2025, hoje já são mais de 22 milhões de casas passadas disponíveis para contratação em todos os estados.

Fundado em 1909, o Sport Club Internacional, sediado em Porto Alegre, conta com cerca de 147 mil sócios e tem como arena principal o estádio Estádio Beira‑Rio.

O time também possui um centro de treinamento localizado à beira do rio Guaíba, em área sujeita a enchentes. Por conta disso, recentemente o clube enfrentou novos episódios de inundações que afetaram suas atividades e geram preocupação para a infraestrutura.