.jpg?w=730)
Fernando Carrasco, Marcos Salama e Laura Camargo, fundadores da Inventa. Foto: divulgação.
A Inventa, plataforma de descoberta e compra de novos estoques voltada para pequenas e médias empresas, acaba de levantar R$ 115 milhões em rodada série A liderada pela Andreessen Horowitz, companhia de capital de risco americana, e pelo fundo brasileiro Monashees.
Também participaram da rodada Founders Fund, Greenoaks, Greylock, Tiger Global e os anjos Hans Tung e Carlos Gracia da Kavak, além dos investidores já existentes, como Pear VC, NXTP, ONEVC, MAYA Capital e Alter Global.
A Inventa foi fundada em 2021 por Marcos Salama, ex-executivo da Rappi responsável pela unidade de supermercados, Fernando Carrasco, data science expert da McKinsey, e Laura Camargo, ex-investidora da General Atlantic e então VP de finanças da Gympass.
O trio conta que criou a startup após constatar que pequenas empresas ainda estão fora do mundo digital no que diz respeito aos seus processos de compra. Como há 30 anos, a maioria das compras é feita com representantes de vendas visitando varejistas e realizando transações offline.
Para transformar esse cenário, a plataforma reúne diversos fornecedores e oferece crédito aos lojistas cadastrados, além de informações de tendências de mercado regionalizadas — recomendando produtos com base em dados reais de transações.
A Inventa vem crescendo mais de 100% ao mês e, em outubro de 2021, levantou uma rodada seed de R$ 30 milhões. Hoje, conta com mais de seis mil produtos, 400 fornecedores e mais de 20 mil lojistas cadastrados em todo o país.
As principais categorias de produtos ofertados no momento são beleza e cosméticos, casa e decoração, mercearia e alimentação saudável. Entre os fornecedores, estão marcas como Davene, Lovme, Ruby Rose e Mais Pura.
Atualmente, os lojistas cadastrados utilizam a plataforma para compor, em média, de 5 a 10% de seus estoques. Alguns chegam a 50%.
Com o novo investimento, a empresa pretende reforçar os times de tecnologia e marketing, além de sustentar planos de expansão e internacionalização, crescendo no número de marcas fornecedoras e de lojistas.
Mais do que aumentar a base de clientes, a startup está focada no aumento da sua participação no mercado, que tem oportunidades imensas. Segundo o IBGE, o Brasil conta atualmente com quase cinco milhões de pequenos e médios varejistas.
“A Inventa tem um potencial incrível de ajudar os pequenos varejistas a serem mais competitivos e bem sucedidos, facilitando toda essa dinâmica e agregando muito valor a estes negócios. Marcos e seu time estão apenas no início de sua jornada e não poderíamos estar mais animados com a nossa parceria”, afirma Carlo Dapuzzo, da Monashees.
A brasileira Monashees foi fundada em 2005 e já apostou em startups como 99 e Rappi. Já a Andreessen Horowitz foi criada em 2009 e investe tanto em empresas em estágio inicial quanto nas já estabelecidas.