
Luiz Alves. Foto: Divulgação.
A Iron Mountain, norte-americana de gerenciamento e armazenamento de informações, adquiriu a Archivum, empresa com unidades em São Paulo e Campinas, especializada em armazenamento e digitalização de documentos.
O valor da transação não foi revelado.
A aquisição reforça os investimentos da companhia no Brasil, onde há pouco mais de um ano comprou o Grupo Store, também de gerenciamento de informações, e também mantém unidades em Curitiba, Esteio, na Grande Porto Alegre, e São Paulo.
A Archivum agrega aos negócios da multinacional uma carteira de mais de setecentos clientes.
"É uma empresa familiar que obteve sucesso ao oferecer um serviço confiável e seguro para organizações de São Paulo e arredores”, afirma Luiz Alves, gerente Nacional da Iron Mountain Brasil.
William Meaney, presidente e diretor executivo da multinacional, destaca como a compra fortalece a estratégia de crescimento da companhia em mercados emergentes.
“Adquirimos empresas locais para melhorar os retornos e aproveitar a onda inicial de terceirização de registros. No geral, nossa rede internacional não nos traz somente novos negócios de clientes locais, ela aprofunda relacionamentos com contas multinacionais baseadas na América do Norte, que costumam consolidar seus registros com um parceiro de armazenamento”, avalia o executivo.
O foco da empresa no segmento já rendeu investimento de cerca de US$ 60 milhões em aquisições, nos últimos anos, em mercados exteriores e na própria América do Norte.
Presente em 35 países, a Iron Mountain emprega mais de 20 mil pessoas e atende a mais de 140 mil clientes.
O faturamento da empresa foi de US$ 3 bilhões em 2009, último exercício divulgado em seu website.