
Déborah Oliveira, diretora de conteúdo da IT Mídia. Foto: Divulgação.
O IT Forum, um dos eventos mais prestigiados da área de TI corporativa no país, quer quase triplicar o número de mulheres participando da sua próxima edição, marcada para acontecer em Salvador em setembro.
No último encontro, realizado em um resort em Trancoso, também na Bahia, participaram 180 líderes da área de tecnologia (CIOs, diretores de TI, etc), dos quais 23 eram mulheres, algo como 13% do total. A meta agora é chegar a 30%.
A cifra não é tão surpreendente: de acordo com uma pesquisa realizada pela própria IT Mídia, a organizadora do evento, o segmento de tecnologia emprega, hoje, 14% de profissionais mulheres, das quais apenas 9% ocupam cargos de gestão.
A IT Mídia tem um desafio peculiar no caso das mulheres. Os CIOs que participam do IT Forum a convite da organização, bancados por um time de patrocinadores que inclui a nata das grandes empresas de tecnologia.
O problema é que muitas mulheres não aceitam o convite para participar de painéis de discussão, ou apresentar projetos para os colegas no evento.
“Há mulheres que simplesmente não querem participar por vergonha ou por achar que não têm algo importante para falar - ainda que tenham”, resume Déborah Oliveira, diretora de conteúdo da IT Mídia.
Para se tornar mais convidativo, o IT Forum fez algumas alterações no evento, como a introdução de um painel exclusivo para mulheres, em parceria com o movimento “Uma Sobe e Puxa a Outra”, que tem o propósito de incentivar esse público na evolução de suas carreiras.
Além das palestras ministradas e voltadas para esse público, ações de incentivo serão realizadas em parceria com o grupo MCIO, que atua na ampliação da representatividade feminina no setor de tecnologia.
Hoje, mais de 275 executivas participam da iniciativa, que leva cursos de capacitação gratuitos, mentorias voluntárias, eventos inspiracionais e realiza a divulgação de vagas na área em empresas parceiras do movimento.
“É super importante que as mulheres que já alcançaram um certo nível de exposição estejam participando de painéis de conteúdo, para que se tornem referências e inspiração para outras mulheres”, aponta Renata Marques, CIO Latam da Natura&Co, e frequentadora circuitos promovidos pela IT Mídia há anos.