GRANJA 4.0

JBS monitora aves com F&S Consulting

Em projeto piloto, sistema de IoT e inteligência artificial está utilizando a conexão 4G da TIM.

09 de junho de 2020 - 14:20
O Granja 4.0 fará parte do portfólio de soluções IoT da TIM. Foto: Pexels.

O Granja 4.0 fará parte do portfólio de soluções IoT da TIM. Foto: Pexels.

A JBS, companhia conhecida pelas marcas Friboi e Seara, adotou o sistema de inteligência artificial desenvolvido pela F&S Consulting, empresa dedicada à inovação para a indústria de alimentos, utilizando a conexão 4G da TIM.

O sistema, batizado de Granja 4.0, está sendo implantado em fase piloto em uma propriedade da empresa dedicada à produção de aves localizada em Santa Catarina.

Com o objetivo de otimizar a produtividade das granjas, a solução monitora o bem-estar dos animais dentro dos locais.

Ela fornece, através de sensores IoT, informações em tempo real de indicadores como temperatura e umidade do ambiente, qualidade do ar, peso e até o comportamento dos animais.

Os sensores, que estão conectados à plataforma Narrow Band IoT da TIM, são processados e analisados, projetando cenários possíveis e permitindo a tomada de decisão antecipada.

Anteriormente, os técnicos realizavam coletas e registravam essas medições manualmente para produzir relatórios posteriores, agora os diagnósticos são gerados a cada minuto.

"Estamos na porta de um novo mundo, com a inteligência artificial permitindo não só monitorar uma realidade dentro da granja, mas já tomando a decisão de ajuste na hora, com precisão e celeridade", destaca José Antônio Ribas Júnior, diretor de agropecuária da JBS.

O Granja 4.0 fará parte do portfólio de soluções IoT da TIM, que já conecta mais de cinco milhões de hectares no país.

De acordo com a F&S, a conectividade dentro das granjas possibilita o uso de tecnologias que já existem ou que estão em desenvolvimento, mas que não funcionavam no meio rural por falta de internet dedicada.

Segundo a empresa, o monitoramento remoto viabilizado pela tecnologia também impacta na redução da movimentação de pessoas nas granjas em tempos de Covid-19, fortalecendo ações de biossegurança.

"Os técnicos passam a trabalhar de forma remota, avaliando informações coletadas pelos sensores que auxiliam com análises estatísticas para projeções futuras. É possível corrigirmos erros que sequer aconteceram ainda", conta Leonardo de La Vega, diretor executivo da F&S Consulting.

No futuro, a JBS acredita que os responsáveis pela relação da empresa com os produtores vão fazer isso diretamente de um centro de comando, com muito mais informações e o apoio dos cálculos gerados em tempo real.

Listada pelo Bloomberg como a segunda maior empresa de alimentos do mundo, a JBS teve um lucro líquido de R$ 6,06 bilhões em 2019.

Fundada em 1953, a empresa brasileira tem unidades produtivas e escritórios comerciais em 16 países, com mais de 240 mil colaboradores, atendendo a mais de 275 mil clientes de 190 países.

Já a TIM nasceu no Brasil em 1995, após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia. Em 2018, a empresa listada na B3 e na NYSE lucrou R$ 1,566 bilhão.