RECADOS

Leão: comunicação interna com Dialog

Empresa criou um aplicativo para seus funcionários.

03 de março de 2023 - 08:19
Cerca de 98% do público da Leão já está dentro da plataforma. Foto: Divulgação/Leão Alimentos e Bebidas

Cerca de 98% do público da Leão já está dentro da plataforma. Foto: Divulgação/Leão Alimentos e Bebidas

A Leão Alimentos e Bebidas, fabricante de bebidas sem gás da Coca-Cola no Brasil, lançou o aplicativo LeOn, desenvolvido pela Dialog, startup de comunicação corporativa, para seus mais de 1,2 mil funcionários.

De acordo com Mayara Trevisan, supervisora de comunicação da Leão, a empresa enfrentava obstáculos na construção de uma comunicação interna que chegasse a todos os funcionários, já que alguns trabalham remotamente.

“Nós temos time nas fábricas, nos escritórios, nos centros de distribuição e uma equipe comercial espalhada por todo o território nacional. Além disso, a comunicação se tornava ainda mais difícil por meio dos canais tradicionais que usávamos", diz Trevisan.

Assim, o LeOn foi lançado em janeiro do ano passado e passou a atuar como uma rede social corporativa, pois a antiga intranet e outras ferramentas de trabalho migraram para o app.

Em menos de um ano, a companhia já conta com 98% do público dentro da plataforma, sendo 95% usuários ativos.

“Através dele, os colaboradores compartilham iniciativas, conquistas e pontos importantes para o engajamento de toda a organização. Nós promovemos a multicanalidade dentro da empresa, falando sobre inovação, sobre vendas, sobre todas as áreas do nosso negócio e permitindo que as pessoas fiquem conectadas por muito mais tempo, de forma instantânea, rápida e assertiva”, explica Marcelo Corrêa, CEO da Leão.

Fundada em 1901, a Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no Brasil.

A empresa atua nos segmentos de néctares, sucos, bebidas mistas, isotônicos, chás secos e prontos para beber, além da marca Verde Campo, de lácteos.

A Dialog tem origem em um projeto realizado para a PepsiCo em 2016, visando criar uma rede social interna em meio a um projeto de unificação interna.

Hoje, além da PepsiCo, a Dialog conta com 100 clientes, incluindo nomes como Carrefour, BRF, Via Varejo, SBT, Avon e Livelo. Eles pagam mensalidades que variam de acordo com o número de funcionários e, juntos, somam cerca 500 mil colaboradores conectados em 2022. 

A startup foi a vencedora do primeiro desafio Bring Your SaaS realizado em 2020 pela Meta Ventures, o braço de investimentos da Meta, que fez um aporte de R$ 1 milhão na companhia.

Com a pandemia, com funcionários espalhados por tudo que é lugar e as empresas lutando para manter um ambiente coeso, a solução bombou. O faturamento cresceu 75% em 2020, para R$ 2,9 milhões, e triplicou em 2021, para R$ 8,7 milhões. 

Para 2023, a meta é conectar 1 milhão de funcionários.