
As ligações locais para telefones fixos de orelhões da Oi agora são gratuitas. Foto: Reprodução.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as ligações locais para telefones fixos de orelhões da Oi serão gratuitas em 15 estados do país a partir desta quarta-feira, 15.
A medida foi anunciada após a operadora de telecomunicações não atingir patamares mínimos de disponibilidade nas localidades onde a mudança será aplicada.
O movimento de gratuidade acontece nos estados do Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, de acordo com a Anatel.
"A medida é resultado do trabalho da Anatel no monitoramento dos patamares mínimos de disponibilidade dos telefones públicos da concessionária em sua área de atuação", disse o órgão regulador em comunicado à imprensa nesta quarta-feira.
A disponibilidade dos orelhões deve ser de no mínimo 90% em todos os estados e no mínimo de 95% nas localidades atendidas somente por orelhões, segundo a Anatel.
O estado com menor disponibilidade é o da Bahia, com 54%, seguido por Pará, Pernamburo e Rio Grande do Norte, com 57% cada um.
Em relação à medida, a Oi afirmou, em nota, "que cumpre a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas para telefones fixos locais, feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos 15 estados indicados pela agência reguladora. A medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões nestes estados estejam nos níveis indicados pela Anatel".