LLE: R$ 1 mi em ERP Sankhya

A atacadista LLE, sediada no Rio de Janeiro e especializada na distribuição de ferramentas e materiais para construção, vai investir cerca de R$ 1 milhão em ERP da mineira Sankhya.

A empresa controla os atacados King Ouro, Ferragens Gold e Ferragens Pisa e, com o novo sistema, espera melhorar o controle de atividades gerenciais, contribuindo para expansão em torno de 30% no faturamento em 2012.
 

30 de agosto de 2011 - 11:01
LLE: R$ 1 mi em ERP Sankhya

A atacadista LLE, sediada no Rio de Janeiro e especializada na distribuição de ferramentas e materiais para construção, vai investir cerca de R$ 1 milhão em ERP da mineira Sankhya.

A empresa controla os atacados King Ouro, Ferragens Gold e Ferragens Pisa e, com o novo sistema, espera melhorar o controle de atividades gerenciais, contribuindo para expansão em torno de 30% no faturamento em 2012.
 
“A necessidade de implementar um ERP ficou evidente após o processo de profissionalização da empresa, que aconteceu nos últimos dois anos”, explica Lilian Vieira Esteves Lessa, diretora da LLE.

Segundo ela, as mudanças se deveram a ações como a adaptação da companhia às novas exigências fiscais, como NF-e, e reorganização da gestão, o que exigiu a contratação de uma consultoria para mapeamento de processos e avaliação de softwares do mercado para atendimento da nova realidade.

“Ficamos entre duas empresas, mas optamos pela Sankhya pela expertise no segmento atacadista”, afirma a executiva.

Segundo Lilian, a implantação do novo ERP deverá ter duração de 15 meses, envolvendo 135 colaboradores.

Na primeira fase, que será finalizada em dezembro de 2011, serão implementados o sistema de gestão na King Ouro, e também toda a parte de controladoria contábil e fiscal do grupo.

“Nossa expectativa é de que a solução otimize os processos e diminua o retrabalho. Já os relatórios gerenciais do software nos darão suporte para as tomadas de decisão”, ressalta a diretora.
 
O projeto é realizado pela unidade Rio de Janeiro da Sankhya, em conjunto com a matriz, localizada em Uberlândia.

“Estamos cada vez mais nos destacando no mercado do Rio”, afirma Sandro Gatto, diretor da unidade carioca, que atende também a outros atacadistas, como Garcia e Ramada.
 
Presente em nove estados, mais o Distrito Federal, a Sankhya conta com 20 unidades de negócios, que atuam na venda e implantação das soluções.

A companhia emprega, ao todo, mais de 500 funcionários, que atendem a mais de 2 mil clientes.

Para o ano que vem, a meta da Sankhya é faturar na casa dos R$ 60 milhões.

Sul na mira
O Rio de Janeiro não é o único mercado a contar com a atenção da Sankhya nos últimos meses: a companhia também investe forte no Sul, onde recentemente abriu a quarta unidade em Santa Catarina, estado onde pretende crescer 35% no próximo ano, além de mais do que quadruplicar a participação regional no faturamento dentro de dois anos.

Localizada em Criciúma, a nova operação se soma às de Florianópolis, Joinville e Balneário Camboriú.

Além de Santa Catarina, a companhia também tem escritórios em Porto Alegre e Curitiba.