RH

Lojas Renner: desenvolvimento de carreiras com Degreed

Varejista é a primeira da América Latina a adotar a solução que utiliza inteligência artificial.

11 de agosto de 2021 - 12:42
A companhia conta com mais de 25 mil colaboradores. Foto: divulgação.

A companhia conta com mais de 25 mil colaboradores. Foto: divulgação.

A Lojas Renner adotou a solução da Degreed, plataforma americana de capacitação para colaboradores, para desenvolver as habilidades dos seus funcionários e promover acesso a oportunidades do seu programa de mobilidade interna.

Desde o final de junho, o Degreed Career Mobility (DCM) funciona como um hub digital dentro da Universidade Renner, usando machine learning e inteligência artificial para levar aos profissionais conteúdos de aprendizado de forma personalizada, considerando o perfil e os objetivos de cada um.

Com a nova ferramenta, os colaboradores também têm acesso a uma curadoria automatizada e customizada de oportunidades de carreira, que podem ser vagas ou participação em squads, mentoria ou job rotation, por exemplo.

“A incorporação desta ferramenta da Degreed dá continuidade à digitalização da nossa universidade corporativa, aumentando o uso de dados nos processos e favorecendo a jornada de evolução de carreira de cada um”, afirma Regina Durante, diretora de gente e sustentabilidade da Lojas Renner.

A varejista de moda, cliente da Degreed desde 2019, é a primeira a adotar o DCM na América Latina.

"Infelizmente, as empresas ainda perdem um número alto de colaboradores que deixam seus cargos por não terem mais oportunidades de crescimento, mesmo que sejam oportunidade laterais. O DCM muda esse cenário, garantindo que funcionários se sintam continuamente desafiados, façam uso de todas as suas habilidades, e tenham um plano de aprendizagem e carreira à prova do futuro”, explica Débora Mioranzza, VP para a América Latina da Degreed.

A Lojas Renner conta com mais de 25 mil colaboradores e a Universidade Renner existe desde 2000 no formato on-line. Ao todo, o projeto contabiliza mais de 340 trilhas de desenvolvimento e quase 2 mil conteúdos internos. 

A companhia segurou bem o ano de 2020, com um lucro de R$ 1,096 bilhão, uma levíssima alta de 0,9% frente ao ano anterior, o que é de se destacar — tendo em conta que muitas lojas permaneceram meses fechadas.

A equação fechou pelo crescimento das vendas on-line, que já haviam crescido 52% em 2019 e estouraram em meses como julho e agosto, quando houve avanço de 239% e de 206%, respectivamente.

Fundada em 2012, a Degreed  é usada por uma em cada três empresas da Fortune 50. A companhia tem sede em Pleasanton, na Califórnia, e escritórios em Salt Lake City, Nova York, Londres, Amsterdã e Brisbane.