Foto: Divulgação
Aplicado desde a década de 1960, o mapa conceitual é uma ferramenta gráfica utilizada para organizar e conectar conceitos, facilitando a compreensão de determinado assunto.
Atualmente as pessoas já descobriram como fazer mapa conceitual online e usam este tipo de diagrama para o planejamento estratégico de empresas. Afinal, torna os processos mais práticos e mais eficientes.
Quer conhecer a importância de aprender a fazer mapas conceituais e como eles podem ajudar nas suas tarefas? Preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber.
Qual a importância de um mapa conceitual?
Com as rotinas corridas, a otimização do tempo é uma vantagem que todo mundo procura no seu dia a dia. Por isso, buscam por ferramentas que possam facilitar a execução de atividades, é o caso do mapa conceitual.
Logo, conhecer os benefícios desse diagrama e saber como aplicá-lo só tem pontos positivos. Depois de entender como ele pode ser prático, vai querer usá-lo para tudo que for possível.
Uma das principais finalidades do mapa conceitual é como método de estudo. Pois, o recurso visual ajuda na retenção do conteúdo e também na memorização para a realização de provas, por exemplo.
No ambiente acadêmico, muito se fala sobre essa ferramenta, pois com tantos conceitos abordados nas aulas, é importante ter uma forma de aprendizagem rápida e simplificada.
Mas não é apenas para os estudantes que o mapa conceitual é útil, às empresas e seus colaboradores também se beneficiam. Ela ajuda na apresentação de projetos, facilitando a compreensão das equipes de marketing e de tecnologia, por exemplo.
Na verdade, pode ser usada para otimizar todo o processo de planejamento estratégico, focando nas informações mais relevantes e fazendo conexões entre as ideias para a criação de planos mais eficientes.
Além disso, os mapas conceituais ainda ajudam nos planejamentos pessoais, como no desenvolvimento de metas de carreira ou resolução de problemas. Não há regra quanto ao seu uso, ele serve para oferecer praticidade as pessoas.
Benefícios de criar um mapa conceitual
Como você pode perceber, o mapa conceitual tem várias finalidades e apresenta muitas vantagens para quem o utiliza. Por isso, sintetizamos em uma lista os principais benefícios dessa ferramenta:
- Conecta informações;
- Facilita a memorização de conteúdos;
- Maior retenção do conhecimento;
- Elimina as distrações;
- Estimula a criatividade;
- Facilita a transmissão de ideias a outra pessoa;
- Identifica problemas;
- Melhor visualização dos dados;
- Otimização dos processos.
Essas são algumas das vantagens de optar pela criação de um mapa conceitual para explicar uma ideia ou para estudar um assunto de forma sintetizada. O recurso visual é ainda melhor para quem tem esse sentido mais apurado.
Como esse diagrama foca em um tema central e seus conceitos mais relevantes, evita que o leitor se perca pelo caminho com informações desnecessárias para o objetivo do projeto ou conteúdo.
Como fazer um mapa conceitual
Antigamente, a única opção para desenvolver um mapa conceitual era o lápis e o papel. Mas com a tecnologia que temos hoje, existe ferramenta especialmente para a produção de diagramas como esse.
Para te ajudar a fazer um mapa conceitual criativo e eficiente, veja como ter o seu.
Miro
Esta é uma plataforma especialmente dedicada à criação de mapas visuais, como os conceituais e os mentais. Também oferece diferentes templates para usar a criatividade.
Uma característica muito legal dessa ferramenta é a possibilidade de colaboração em equipe para desenvolver o projeto. Assim, todos podem trabalhar juntos e compartilhar conhecimento.
Agora que você já sabe por que fazer um mapa conceitual é tão importante, seus benefícios e quais as ferramentas disponíveis para a criação, é só colocar em prática tudo que aprendeu!
