
Ricardo Eletro é uma das empresas da Máquina de Vendas.
A integração dos departamentos de TI das redes Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping, City Lar e Salfer é a prioridade da Máquina de Vendas para 2013, em um processo com investimentos previstos de R$ 60 milhões.
A revelação é de uma matéria do Valor Econômico, que destaca que cerca de 70% das áreas de compras, financeira, jurídica e de atendimento ao consumidor já estão integradas.
A integração da TI é a mais atrasada, disse ao jornal Luiz Carlos Batista, presidente do conselho da Máquina de Vendas, que deve faturar R$ 9 bilhões este ano e prepara uma abertura na bolsa para 2014
A varejista de móveis e produtos eletroeletrônicos promoveu fusões entre cinco empresas em três anos e tem sofrido para fazer a digestão.
Entre os investimentos em TI já anunciados estão a contratação de um projeto da catarinense Gesplan para otimizar a gestão de tesouraria e planejamento econômico da Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping e Citylar.
A integração pode envolver um roll out para outras operações do Orale Retail, que já é usado na Ricardo Eletro.
Gastos com demissões e desativação de alguns centros de distribuição têm pressionado a margem Ebtida e prejudicado o desempenho em comparação com os concorrentes.
A Máquina de Vendas cresceu entre 8% e 10% em 2012, enquanto que a egunda colocada no ranking do setor, a Magazine Luiza, que faturou R$ 9 bilhões no ano passado, com alta de 19,1%.
A Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, faturou R$ 26,13 bilhões no ano passado, com aumento de 7,8% em relação a 2011.