FUSÃO

Máquina de Vendas: falta integrar TI


08 de abril de 2013 - 15:30
Ricardo Eletro é uma das empresas da Máquina de Vendas.

Ricardo Eletro é uma das empresas da Máquina de Vendas.

A integração dos departamentos de TI das redes Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping, City Lar e Salfer é a prioridade da Máquina de Vendas para 2013, em um processo com investimentos previstos de R$ 60 milhões.

A revelação é de uma matéria do Valor Econômico, que destaca que cerca de 70% das áreas de compras, financeira, jurídica e de atendimento ao consumidor já estão integradas.

A integração da TI é a mais atrasada, disse ao jornal Luiz Carlos Batista, presidente do conselho da Máquina de Vendas, que deve faturar R$ 9 bilhões este ano e prepara uma abertura na bolsa para 2014

A varejista de móveis e produtos eletroeletrônicos promoveu  fusões entre cinco empresas em três anos e tem sofrido para fazer a digestão.

Entre os investimentos em TI já anunciados estão a contratação de um projeto da catarinense Gesplan para otimizar a gestão de tesouraria e planejamento econômico da Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping e Citylar.

A integração pode envolver um roll out para outras operações do Orale Retail, que já é usado na Ricardo Eletro.

Gastos com demissões e desativação de alguns centros de distribuição têm pressionado a margem Ebtida e prejudicado o desempenho em comparação com os concorrentes.

A Máquina de Vendas cresceu entre 8% e 10% em 2012, enquanto que a egunda colocada no ranking do setor, a Magazine Luiza, que faturou R$ 9 bilhões no ano passado, com alta de 19,1%.

A Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, faturou R$ 26,13 bilhões no ano passado, com aumento de 7,8% em relação a 2011.