McAfee: BR é líder de ameaças na AL

O relatório sobre ameaças referentes ao último trimestre de 2009, divulgado pela McAfee nesta terça-feira, 09, apontou o Brasil como o país com maior hospedagem de conteúdos mal-intencionados na América Latina, seguido pela Argentina.
10 de fevereiro de 2010 - 10:00
O relatório sobre ameaças referentes ao último trimestre de 2009, divulgado pela McAfee nesta terça-feira, 09, apontou o Brasil como o país com maior hospedagem de conteúdos mal-intencionados na América Latina, seguido pela Argentina.

Quanto à região que mais hospeda ameaças, a América do Norte lidera, seguida pela EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia/Pacífico. Na Europa, a Alemanha se mantém em primeiro lugar, seguida pela Holanda e pela Itália. Na Ásia, a China é o país com mais hospedagem de ameaças, seguida pela Rússia e pela Coréia do Sul.

O estudo revela também que em 2009 a média de mensagens de spam por dia foi de 135,5 bilhões. Ainda assim, o volume total teve queda de 24% no 4º trimestre, em comparação ao trimestre anterior.

Os spammers, por sua vez, fizeram grande uso de manchetes em 2009, sendo que as principais tragédias exploradas foram o acidente com o avião da Air France no Brasil e a morte de Michael Jackson.
 
Os pesquisadores da McAfee observaram ainda um número significativo de golpes de phishing com o tema da Copa do Mundo 2010, cavalos de Tróia Zeus criados para roubar dados pessoais e bancários, referências ao programa de vacinação contra o vírus da Gripe Suína e golpes de “enriquecimento rápido”, em função do aumento dos níveis de desemprego decorrentes da crise econômica.

Quanto à criação de redes zumbis, a produção nos EUA caiu 13,1% no terceiro trimestre para 9,5% no período seguinte, fazendo com que a China liderasse com 12%. O Brasil ficou em 3º lugar, seguido pela Rússia e pela Alemanha.

Os EUA continuam sendo o principal país em termos de produção de spam, com o Brasil e a Índia ocupando o 2º e 3º lugar respectivamente. A Ucrânia e a Alemanha se juntaram à lista dos dez principais países produtores de spam pela primeira vez em 2009.

Os dados ainda apontam para o aumento das atividades do Koobface (vírus que se auto replica através de perfis infectados do Facebook e MySpace) durante o final de 2009. A ameaça já estaria hospedada em servidores de 46 países diferentes, sendo os Estados Unidos, a Alemanha e a Dinamarca os líderes em hospedagem.