IDC

Mercado de serviços de TI cresce 8,7%

O. primeiro semestre de 2014 também foi fértil em termos de aquisições e fusões.

28 de novembro de 2014 - 17:04
O mercado de serviços de TI apresentou crescimento de 8,7%. Foto: Syda Productions/Shutterstock.com

O mercado de serviços de TI apresentou crescimento de 8,7%. Foto: Syda Productions/Shutterstock.com

Um estudo realizado pela IDC Brasil com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações mostra que o mercado de serviços de TI apresentou crescimento de 8,7% no período compreendido entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, na comparação com os últimos 12 meses.

Para Renato Rosa, analista sênior de pesquisas da IDC Brasil, considerando a instabilidade econômica, a inflação, o carnaval tardio, a Copa do Mundo e as incertezas com o período eleitoral, foi um bom desempenho.

“Os serviços de TI vêm apresentando taxas de crescimento de 3 a 4 vezes superiores às do PIB Brasil, mostrando a disposição dos players em atender às demandas”, diz. 

Para compensar os feriados, por exemplo, vários fornecedores anteciparam seus pipelines de vendas e investiram em ferramentas de automatização de processos, como forma de aprimorar a qualidade e a rentabilidade nos contratos. 

“O mercado continua forçando a redução de preços, e cada vez cobra mais agilidade e a entrega de projetos rápidos e inovadores. Essa tendência gera uma demanda crescente por serviços na terceira plataforma. O futuro da TI está ligado às soluções de cloud computing, mobility, big data e social”, afirma.

Segundo o analista, o primeiro semestre de 2014 também foi fértil em termos de aquisições e fusões, mostrando que cada vez mais as empresas irão focar nas suas atividades, no que têm e oferecem de melhor, visando maior eficiência e rentabilidade. 

Outra conclusão do estudo aponta que os setores de saúde e agronegócio se destacaram pelo aumento do interesse e nível de maturidade em relação a soluções de serviços de TI.