
Em busca da sustentabilidade. Foto: flickr.com/photos/doug88888.
O Mobile World Congress, que ocorre entre os dias 24 e 27 de fevereiro na Fira Gran Via, em Barcelona, será certificado por neutralização de carbono. A GSMA, empresa organizadora do evento, seguiu o padrão PAS 2060.
O certificado será entregue, oficialmente, após o término da programação.
A GSMA realizou em anos anteriores iniciativas de mudança climática no congresso a fim de reduzir o impacto no meio ambiente.
“Essas iniciativas estavam fortemente direcionadas para a redução do desperdício de materiais impressos, encorajando a reutilização e a reciclagem de materiais no local, utilizando sinalização digital e ferramentas eletrônicas e trabalhando com a Fira Barcelona, expositores e parceiros locais para minimizar a emissão de carbono no evento", afirmou John Hoffman, diretor geral da GSMA.
Essa edição do congresso gerará aproximadamente 150 mil toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). Desse total, estima-se que 14% estejam associadas com o local e a operação do evento, enquanto 86% sejam resultado das viagens dos participantes para chegar ao evento.
Assim, a companhia comprará créditos de carbono para compensar as emissões, que irão financiar projetos de Redução Certificada de Emissões reconhecidos pela Convenção-Quatro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.
A estimativa é que o processo de certificação seja concluído até junho.
Em 2013, o Mobile World Congress reuniu aproximadamente 72 mil participantes de 200 países.
A GSMA representa os interesses de operadoras de serviços móveis no mundo.
Em 220 países, a empresa reúne cerca de 800 operadoras, com 250 empresas do ecossistema móvel, entre fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, bem como organizações de setores da indústria como serviços financeiros, cuidados com a saúde, mídia, transporte e serviços públicos.