PESQUISA

Mobility Index: presença mobile cresce 46%

Nos últimos 6 meses, o aumento da presença mobile foi de 46%.

27 de janeiro de 2015 - 10:42
Nos últimos 6 meses, o aumento da presença mobile foi de 46%. Foto: Georgejmclittle/Shutterstock.com

Nos últimos 6 meses, o aumento da presença mobile foi de 46%. Foto: Georgejmclittle/Shutterstock.com

Na segunda edição da pesquisa Mobility Index, divulgada pela Pontomobi, foi detectado que 48% das 350 marcas pesquisadas contam com presença estruturada em plataforma móveis, seja através de sites ou aplicativos. Na primeira edição, realizada em junho de 2014, 36% das 275 empresas pesquisadas possuíam presença mobile.

A boa notícia, segundo Léo Xavier, co-fundador e CEO da empresa de mobile marketing, é que em apenas seis meses houve um avanço significativo na robustez de presença das principais marcas atuando no mercado brasileiro em relação à sua presença no ambiente móvel. O aumento da presença mobile foi de 46%.

O Mobility Index agrupou as empresas analisadas em cinco perfis, com base na atuação no ambiente móvel. 

Desta vez, 37,4% foram consideradas Zero Mobile, 14,6% Mobile Curioso, 32,6% Mobile Básico, 10,3% Mobile Ready e 5,1% Mobile Expert.

A categoria Zero indica nenhuma propriedade mobile ativa. A Mobile Curioso agrupa as empresas que realizam ações mobile sem integração à estratégia. O Básico conta com companhias em que o mobile faz parte da estratégia, mas que tem adoção limitada.

Mobile Ready é a categoria com empresas com evolução em termos de propriedades e funcionalidades, enquanto a Mobile Expert é a evolução da experiência mobile, com propriedades e funcionalidades mais sofisticadas.

Comparando apenas as empresas presentes na primeira edição do estudo, foi avaliado um crescimento de 71% em “Básico” e 26,4% em “Expert”.

Ao todo, 26,5% das marcas avaliadas na primeira edição subiram de categoria: 42 marcas se tornaram Mobile Básico, 16 marcas se tornaram Mobile Ready, 10 marcas se tornaram Mobile Curioso e 5 marcas se tornaram Expert.

O estudo divulgou a lista de marcas com maior índice de mobilidade no Brasil:

1. Oi

2. Porto Seguro

3. Itaú

4. Bradesco

5. Vivo

6. TIM Brasil

7. Claro

8. Microsoft

9. Coca-Cola

10. Banco do Brasil

11. Magazine Luiza

12. Extra

13. NET

14. Red Bull

15. HP

16. Petrobras

17. Coelho da Fonseca

18. Casas Bahia

19. Ponto Frio

20. Netshoes

21. Samsung

22. Gol

23. IBM

24. Buscapé

25. Skol

 

Além disso, listou as marcas com maior evolução no Mobility Index nos últimos seis meses:

1. Porto Seguro

2. NET

3. Magazine Luiza

4. Veja

5. Colgate

6. Allianz

7. Azul

8. Philadelphia

9. Sonae

10. Ricardo Eletro

11. Insinuante

12. Sanofi